Nada melhor que juntar os amigos pra curtir um happy hour no verão, regado a bebidas refrescantes! E não precisa ser um expert para fazer drinques gostosos com um visual sofisticado, que são um convite à degustação! Quem garante é a gaúcha Angelica Zepka, 28 anos, gerente de relacionamentos de uma vinícola, mas que trabalhou como bartender entre 2008 e 2010 na Espanha e na Inglaterra.
Na estação quente, ela sempre se encontra com os amigos num tipo de "confraria de coquetéis". Objetivo: criar misturas inusitadas. Angelica vai ensinar a fazer quatro receitas bem diferentes.
- Escolhi drinques fáceis de preparar, leves e com teor alcoólico baixo. Eles levam vinho branco e espumante como base. A ideia é descomplicar o glamour - explica.
Vale experimentar todas as dicas, mas não esqueça: se beber, não dirija!
1. Rock Blue
Criado e batizado por Angelica Zepka na época em que ela morava em Londres. O nome é uma referência ao espírito roqueiro da cidade com a cor azul de um gin inglês, que ela sempre usa para fazer o drinque.
Ingredientes
> Gin
> Espumante Moscatel
> Mirtilo (blueberry)
* Xarope de açúcar
Modo de fazer
*Xarope de açúcar: colocar numa panela uma xícara de água e uma de açúcar. Deixar ferver por um minuto. Depois de esfriar, guardar na geladeira.
1 - Esmagar cerca de 20 mirtilos com um pilão numa coqueteleira. Acrescentar uma dose de gin, gelo e uma colher de sobremesa de xarope de açúcar. Bater bem.
2 - Colocar a mistura numa taça de vinho e completar com espumante Moscatel (bem devagar para não perder o gás). Decorar a borda da taça com mirtilo.
2. Mineirinho
Criado por um bartender em Belo Horizonte (MG) e aperfeiçoado por Zepka. A dica é servir a bebida em dias quentes como entrada de um churrasco.
Ingredientes
> Cachaça envelhecida
> Vinho branco
> Tomate-cereja
> Suco de tomate
> Xarope de chilli
> Folhas de manjericão fresco
> Sal
Modo de fazer
1 - Amassar com um pilão cerca de oito folhas de manjericão e três colheres de sobremesa de xarope de chilli.
2 - Colocar a mistura na coqueteleira junto com seis doses de vinho branco, duas pitadas de sal, uma dose de cachaça, dois tomates-cereja picados e gelo. Bater freneticamente.
3 - Servir num copo grande e decorá-lo com uma pimenta na borda.
3. Oba, Oba, She's my Shoo Shoo
O nome é uma homenagem à música dos Mutantes.
Ingredientes:
> Suco de maracujá concentrado
> Xarope de Chilli (pimenta)
> Vinho branco
> Espumante Moscatel
> Triple Sec (Cointreau)
Modo de fazer
Xarope de Chilli: uma xícara de água, uma colher de sopa de flocos de pimenta calabresa e uma xícara de açúcar branco. Deixar ferver. Depois que esfriar, guardar na geladeira por até uma semana.
1 - Uma dose de suco de maracujá, gelo, quatro doses de vinho branco, duas a três colheres de sobremesa de xarope de chilli e meia dose de triple sec. Bater bastante.
2 - Coloque numa taça de champagne e completar com espumante Moscatel. Decorar a taça com pimenta na borda.
4. Ar se eu te pego
Esse drinque é seco e agrada mais o paladar masculino. Ele foi batizado numa reunião entre amigos da Zepka, por causa do hit de Michel Teló. A palavra "ar" foi usada porque é o nome do espumante da receita.
Ingredientes
> Espumante Brut
> Essência de baunilha
> Bourbon (de preferência envelhecido em carvalho americano)
> Gelo em lascas
> Cereja fresca
Modo de fazer
1 - Misturar na coqueteleira meia dose de Bourbon, 10 gotas de essência de baunilha e gelo. Bater bastante.
2 - Colocar numa taça de champagne dois dedos da mistura e completar com espumante Brut (bem devagar para não perder o gás). Decorar a taça com uma cereja na borda.