Perita criMIAU ou deleGATA? Os moradores de São Gabriel, na Região Central do Rio Grande do Sul, que procuram atendimento na delegacia do município se deparam com uma agente dócil, de quatro patas e olhos claros. Trata-se da Thai. A felina foi resgatada em maio, durante a enchente, e, recentemente, ganhou uma farda com identificação da Polícia Civil e brasão do estado.
De acordo com a escrivã de polícia Cintia Regina Correa dos Santos Cassol, o animal tem cerca de oito meses. A decisão pela adoção compartilhada foi "para deixar o ambiente de trabalho mais agradável".
— Ela adora um colo, então está sempre na volta. As pessoas ficam surpresas e adoram ela — relata.
O nome escolhido presta homenagem a uma colega de trabalho, também escrivã. Os agentes se revezam nos cuidados diários com o bichinho.
— Resgatamos ela em maio. Desde então, ela fica conosco. Fica todo tempo ali no setor de investigação. Agora já está saindo para as peças da delegacia, mas só ali dentro. E, aos finais de semana, a gente tem um revezamento de quem vai lá trocar água, dar comida e ficar um pouquinho com ela, para ela não ficar sozinha — diz a escrivã.
Perfil nas redes sociais
Thai tem um perfil nas redes sociais, criado em outubro. Nas publicações, a equipe compartilha momentos da rotina da "delegata".
— Devidamente uniformizada e pronta para começar a semana de investigações — escreveram em uma das postagens.
— Descansando depois de várias diligências feitas — diz a legenda de outra.
A gatinha já trocou interações com a conta do "delegato" Paulinho, de Bagé. O "colega de farda" já soma mais de 20 mil seguidores.
Os dois felinos ainda não se conhecem pessoalmente, mas, quando a equipe de São Gabriel se deslocou para uma operação policial no município, recebeu um brinquedo dos tutores de Paulinho para presentear Thai.