A abertura da exposição Adoção RS ocorre nesta segunda-feira (4), na Assembleia Legislativa, das 14h às 17h. O evento vai apresentar dados e informações sobre adoção, acolhimento familiar, apadrinhamento afetivo e outras ações.
A intenção é lançar luz sobre as crianças e adolescentes institucionalizados, explica Cinara Vianna Dutra Braga, promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre:
— A gente quer que a população conheça, porque a gente se importa com o que conhece, não com o que desconhece. Essas crianças e adolescentes precisam de atenção nas áreas de saúde, de educação, de assistência social, profissionalização. Eles sonham com uma família. Todo mundo quer adotar crianças de até 6 anos, mas 95% das crianças aptas à adoção hoje têm mais do que essa idade. Então, a ideia é justamente botar em evidência essa população.
Ainda serão exibidos aplicativos de adoção e de bens e serviços para os jovens, grupos de apoio do RS, além de depoimentos de pais que adotaram via aplicativo e pelo sistema tradicional (confira a programação abaixo). O evento é uma iniciativa do gabinete do deputado Delegado Zucco.
A exposição segue até sexta-feira (8), das 9h às 17h, com atendimento ao público que desejar informações sobre o processo. A Assembleia está localizada na Praça Mal. Deodoro, 101, no Centro Histórico, em Porto Alegre.
A semana de programações especiais voltadas à adoção termina com a 4ª Corrida pela Adoção, no dia 9 de novembro – Dia Mundial da Adoção.
Confira a programação e os palestrantes do primeiro dia de evento:
14h às 14h30min – Abertura
- Assembleia Legislativa do Rio Grande Do Sul (ALRS): deputado Adolfo José
Brito, presidente da ALRS; e deputado Delegado Zucco, líder de bancada na ALRS - Ministério Público do Rio Grande Do Sul (MPRS): Dra. Cristiane Corrales, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do Ministério Público; e Cinara Vianna Dutra Braga, promotora de Justiça da Infância e da Juventude
- Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS): Dra. Tânia da Rosa,
juíza da Infância da Comarca de Porto Alegre - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS): Dr. Carlos Luiz Sioda Kremer, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-RS
- Fundação de Proteção Especial do Estado (FPE/RS): Jones Martins, presidente
14h30min às 15h10min – Adoção
- Dra. Cinara Vianna Dutra Braga, promotora de Justiça da Infância e Juventude
- Peterson Rodrigues dos Santos, presidente do Elo Organização de Apoio à Adoção e Assistência Social
- Nathalia da Rocha Fernandes e Peter Leidens Domingues, família adotiva
15h10min às 15h50min – Aplicativos Adoção RS e Adote um Amanhã
- Nilson Ayala Queiroz, vice-presidente de Responsabilidade Social da SUCESU-RS e head de relacionamento da GX2 - Aplicativo Adoção RS
- Patrícia Maldonado, família adotiva do aplicativo Adoção RS
- Nilson Ayala Queiroz, vice-presidente de responsabilidade social da SUCESU-RS e head de relacionamento da GX2 - Adote um Amanhã
- João Rocha, gerente da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio – Adote um Amanhã
15h50min às 16h25min – Família acolhedora
- Dr. Carlos Luiz Sioda Kremer, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-RS
- Suzana Morais Pellegrini, coordenadora do Serviço de Família Acolhedora da Rede Calábria
- Miriam e João Bertuol, família acolhedora
16h25min às 16h35min - Apadrinhamento afetivo
- Dra. Tânia da Rosa, juíza da Infância da Comarca de Porto Alegre
16h35min às 17h – Perguntas do público e encerramento