A recuperação do Rio Grande do Sul após enfrentar uma tragédia climática exige planejamento e criatividade. A próxima edição da série especial do Painel RBS debaterá os caminhos para uma reconstrução criativa. O encontro será realizado na terça-feira (16), às 14h, e será transmitido ao vivo em GZH, neste link. O ciclo de debates faz parte da frente de ações do “Pra cima, Rio Grande”, criada pelo Grupo RBS com objetivo de dar visibilidade para desafios focados na retomada do Estado.
A mediação ficará por conta do comunicador Rodrigo Lopes, que tem abordado o tema da reconstrução em suas colunas em Zero Hora e GZH e em participações na RBS TV e na Gaúcha. O objetivo é que a discussão traga diferentes olhares sobre os desafios para a retomada do Estado, com base nas perspectivas e experiências de profissionais de diferentes setores.
Os painelistas serão Arlei Romeiro, presidente da Associação dos Empresários do 4º Distrito Vítimas da Enchente; Simone Stülp, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS; Jorge Audy, coordenador do Comitê Estratégico do Pacto Alegre; Rodrigo Sousa Costa, presidente da Federasul; e Taneha Kuzniecow Bacchin, pesquisadora e professora de projeto urbano na Universidade Técnica de Delft, na Holanda.
Os desafios e as propostas compartilhados no debate ganharão destaque nos veículos do Grupo RBS, somando-se à cobertura diária sobre os avanços da reconstrução no Estado.
Durante a conversa, Romeiro deverá falar sobre as dificuldades enfrentadas pelo empresariado de uma das regiões de Porto Alegre mais devastadas pela cheia. Simone compartilhará ideias surgidas no recém-criado catálogo de soluções para o enfrentamento de desastres climáticos no RS. Audy e Costa vão compartilhar as experiências vividas nos movimentos Porto Alegre Resiliente e Reconstrói RS, respectivamente. Já Taneha, por sua vez, divulgará detalhes de suas pesquisas em assuntos relacionados à gestão de riscos, desenho urbano e fragilidade ambiental das cidades.
A série especial do Painel RBS alinhada ao movimento “Pra cima, Rio Grande” começou em 27 de junho já realizou duas edições, uma sobre a retomada do turismo no Rio Grande do Sul e outra sobre a retomada do Vale do Taquari. Outros debates serão realizados ao longo dos próximos meses, com foco em setores-chave da economia gaúcha.