Na rua ou em casa, quem passou o domingo (30) em Porto Alegre não escapou do clima gélido. A Capital registrou dois recordes: o de dia mais frio do ano e de menor temperatura máxima em 2024, segundo a Climatempo.
No amanhecer, a temperatura chegou a menor deste ano, com 4ºC, segundo marcação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na estação meteorológica do Jardim Botânico, na Zona Leste. Antes disso, o recorde de frio em 2024 havia sido em 16 de maio, com 6,7ºC.
Além deste registro, Porto Alegre também bateu a menor temperatura máxima neste ano, com apenas 12,8ºC. Este valor superou o recorde anterior, de 13,6°C, registrado em 26 de junho, 6 e 25 de maio.
O tempo gelado espantou a população de espaços públicos que costumam lotar aos finais de semana em Porto Alegre, como parques e a orla do Guaíba. Quem se arriscou a sair de casa utilizou recursos como casacos pesados, toucas, luvas e o tradicional chimarrão para diminuir a sensação polar intensificada pelas rajadas de vento.
As previsões da Climatempo indicam que um novo recorde de menor temperatura do ano pode ser alcançado na madrugada desta segunda-feira (1º), com uma mínima prevista de 3°C. A tendência, no entanto, é de que as temperaturas se elevem ao longo do dia, com a máxima prevista de 16°C.
Temperatura mínima em alguns municípios neste domingo
- Porto Alegre: 4ºC
- Alegrete: 0ºC
- Bagé: 0ºC
- Bento Goncalves: 0ºC
- Canoas: 5ºC
- Caxias do Sul: 1ºC
- Cruz Alta: 2ºC
- Erechim: 1ºC
- Ijuí: 3ºC
- Novo Hamburgo: 4ºC
- Passo Fundo: 1ºC
- Pelotas: 4ºC
- Rio Grande: 4ºC
- Santa Cruz do Sul: 4ºC
- Santa Maria: 1ºC
- Santa Rosa: 0ºC
- Santana do Livramento: 1ºC
- Tramandaí: 6ºC
- Uruguaiana: 3ºC
Fonte: Climatempo