Devido à enchente que atingiu Porto Alegre, a edição de 2024 do principal evento tradicionalista no município prevê alterações. Nessa quarta-feira (13), a Comissão de Festejos Farroupilhas anunciou um novo período de inscrições para os participantes: de 17 a 21 de junho.
A presidente da Comissão, Liliana Cardoso, explica que o pagamento não precisa mais ser realizado no ato de inscrição. Os participantes terão até 12 de julho para garantir a vaga do piquete.
Além dessas mudanças, a comissão decretou que os acampados que realizarem a inscrição e não puderem fazer o pagamento ou instalar o piquete ainda poderão participar da edição de 2025. Todos os acampados de 2023 também terão o direito de participar em 2025, independentemente de conseguirem acampar em 2024 ou não.
O evento, que ocorre de 7 a 22 de setembro, é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a Gam3, concessionária do parque.
As inscrições devem ser realizadas de forma presencial na Casa do Gaúcho, dentro do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, das 9h às 12h e das 14h às 20h.
Os candidatos devem apresentar no ato de inscrição o alvará 202; um resumo do projeto cultural, seguindo o tema deste ano: Jayme Caetano Braun; uma ata atualizada da patronagem e a indicação de dois brigadistas de incêndio.
Cunho social e sem verba pública
O acampamento de 2024 não vai contar com recursos públicos municipais devido à calamidade provocada pela enchente. Com isso, a comissão trabalha, nas próximas semanas, para ampliar as parcerias com a iniciativa privada. Também devido à enchente, a edição de 2024 vai ter cunho social. Na programação, devem ser incluídas campanhas de arrecadação.
De acordo com uma pesquisa junto a 200 piquetes, aplicada pela Comissão de Festejos Farroupilhas, 70% deles se dispõem a participar do acampamento neste ano.