Fontes de informação com credibilidade para milhões de gaúchos, Zero Hora, Rádio Gaúcha e GZH vão passar por uma reformulação destinada a melhorar a experiência dos usuários, reforçar a presença digital dos veículos e fazer jus à tradição da RBS de inovar.
O aniversário de 60 anos de Zero Hora, comemorado em 4 de maio, será o marco de um movimento que traduz o investimento do Grupo RBS em jornalismo para fortalecer a relevância e garantir a perpetuidade de marcas que fazem parte da vida dos gaúchos.
No próximo sábado, Zero Hora ganhará uma nova marca e mais protagonismo em GZH, sendo referência para as notícias do dia, análise e opinião. A edição impressa também será qualificada com novas seções e um projeto gráfico pensado para facilitar a leitura e a organização dos assuntos preferidos dos consumidores.
Com olhar voltado para o futuro, em sintonia com os novos hábitos de leitura, na virada de sexta para sábado GZH estreia novidades. Com uma melhor experiência para o público, será o canal de acesso aos conteúdos de jornalismo e esporte de Zero Hora e Gaúcha. A rádio contará com um player em todas as páginas para transmissão da programação ao vivo, além do link para acesso a uma capa exclusiva. Também haverá links para se conectar a GZH Passo Fundo, Pioneiro, Destemperados, Donna, além de esporte.
– Estamos fortalecendo as marcas Zero Hora e Gaúcha nas plataformas digitais. Por quê? Para continuar a atender consumidores que buscam informação de qualidade, conteúdo sério, jornalismo profissional e independente. Por isso, estamos aperfeiçoando o processo de levar essa informação por meio da plataforma digital, transformando GZH na porta de entrada. GZH será o canal no qual os consumidores poderão buscar uma série de conteúdos – afirma o publisher e membro do Conselho da RBS, Nelson Sirotsky.
O processo que estamos fazendo neste momento, através das marcas Zero Hora, Rádio Gaúcha e GZH, é mais um passo em um movimento fundamentado na inovação como um valor da RBS. Estamos fazendo isso com o objetivo de dar suporte e sustentabilidade para os nossos negócios e de atender ao interesse do público por informação.
NELSON SIROTSKY
Publisher e membro do Conselho da RBS
Os novos produtos reforçam a relevância de Zero Hora e Gaúcha em todas as plataformas.
– Este movimento demonstra que seguiremos avançando para levar a excelência do nosso jornalismo aonde nosso público estiver. Estamos investindo na evolução de marcas líderes de mercado, apostando na convergência dos meios com as possibilidades do digital – diz o CEO da RBS, Claudio Toigo.
Redesenho
A marca Zero Hora será revigorada no ambiente digital como referência para a publicação de notícias do dia, conteúdos de fôlego e informações por meio de textos e fotos, streamings de vídeo e outros formatos. A capa digital de Zero Hora apresentará o novo logotipo – o sétimo de sua história –, desenhado com a intenção de reforçar o dinamismo e a tradição registrados em seis décadas.
Além da nova tipografia, o site será redesenhado para garantir uma leitura com visual mais limpo e o devido destaque a temas urgentes e relevantes. A nova identidade visual se estenderá ao impresso, que ganhará um tipo de letra mais legível e um padrão gráfico mais moderno. As mudanças não serão só estéticas: envolvem melhorias estruturais e editoriais, como a divisão do jornal em dois cadernos (um mais voltado a notícias e esporte, outro a temas de comportamento e cultura) e novas seções. O time de colunistas, que terão seus textos publicados online e em papel, também foi renovado para reforçar as análises.
Vamos oferecer conteúdo de qualidade em diferentes plataformas e formatos, do jornal impresso ao streaming. A partir disso, iremos ampliar e fortalecer ainda mais os pontos de contato do público com nossas marcas, gerando novas oportunidades de negócio, assegurando a sustentabilidade da atividade jornalística independente e profissional, pilar essencial da nossa sociedade.
CLAUDIO TOIGO
CEO da RBS
Reformulação com crença no jornalismo
A renovação dos produtos do Grupo RBS nos meios digital e impresso foi idealizada e implementada desde meados do ano passado.
Um dos pilares do trabalho realizado durante esse período foi a crença na força da tradição jornalística construída nos diferentes veículos da empresa ao longo de décadas, mas adaptada ao modo de vida moderno e a suas múltiplas formas de acesso à informação.
A diretora-executiva de Jornalismo e Esporte da RBS, Marta Gleich, ressalta que uma das estratégias colocadas em prática é atender melhor o público nos momentos e nas plataformas que o consumidor preferir.
– É impressionante a força das marcas Zero Hora e Gaúcha nas pesquisas que fizemos. Então estamos entregando essas novidades, como tantas vezes fizemos em outras oportunidades, e renovando o nosso compromisso de dar informação de qualidade para os gaúchos, de oferecer jornalismo que chegue ao usuário da forma que ele bem entender – diz Marta.
Além das transformações em ZH e GZH, essa convicção ajudou a moldar a nova área digital da Rádio Gaúcha. Ali, será possível acompanhar a programação ao vivo, conteúdos especiais em áudio e vídeo e um aumento no número de transmissões por streaming. Em um primeiro momento, oito programas poderão ser assistidos, além das jornadas esportivas.
Esse grande movimento que estamos fazendo reflete nossa crença no jornalismo no Rio Grande do Sul, feito para atender os gaúchos. É a materialização do quanto a gente acredita que o jornalismo é importante para a nossa sociedade. É a partir desse conceito, que nasce do nosso propósito de conectar pessoas e fazer jornalismo que seja a favor do nosso desenvolvimento, que fazemos todas essas mudanças.
MARTA GLEICH
Diretora-executiva de Jornalismo e Esporte da RBS
Reposicionamento tem apoio de consultoria internacional
Referência de jornalismo profissional e independente, Zero Hora passará por um processo de reposicionamento que vai muito além de uma reforma gráfica: inclui inovações editoriais e a busca por uma proximidade ainda maior com seu público. Para facilitar esse trabalho, foi estabelecida uma parceria com uma das principais consultorias mundiais na área da comunicação.
A espanhola TRIC, especializada em transformação digital e na repaginação de jornais em países como Itália, Inglaterra e Argentina, mergulhou na história da marca para apontar novos rumos sem abrir mão de tradições como o compromisso com a informação plural e fiel à realidade.
– Começamos pelo começo: pela história de Zero Hora, quais são as suas principais características ao longo do tempo. Percebemos algumas coisas, uma delas é a paixão que as pessoas têm pelo jornal. Há uma relação de identidade do leitor com a Zero Hora, por sua capacidade muito grande de cobrir as necessidades do público gaúcho. Ao analisar 60 anos de história, percebemos como o jornal foi sempre se modernizando e buscando se atualizar para atender a essas demandas – afirma o diretor associado da TRIC Chico Amaral.
Hierarquia
Na versão online, a estratégia desenhada com auxílio da consultoria começa pela atribuição de um maior destaque à marca Zero Hora e se estende à busca por uma experiência de consumo das notícias ainda mais atual. Isso envolve a priorização de conteúdos ao vivo, incluindo a transmissão de vídeos por streaming, e uma ênfase redobrada à hierarquização das informações a fim de facilitar a leitura. As reformulações no jornal impresso seguem a mesma lógica de tornar cada vez mais eficiente e agradável o consumo das notícias e análises.
– Em ambos os casos (digital e papel), buscamos sempre a melhor experiência para o usuário. Aí entram características de cada meio. No impresso, procuramos organizar a oferta de conteúdo de forma que folhear as páginas seja uma ação cada vez mais produtiva, que o leitor reconheça com mais rapidez e conforto o que está sendo oferecido. No site, também estruturamos melhor as informações, criamos novos agrupamentos de conteúdo – adianta Amaral, citando novidades que serão conhecidas em detalhes em uma semana.
As surpresas incluem ainda a reformulação do logotipo de Zero Hora. Redefinida após meses de pesquisas, testes e ajustes, a nova marca passará a caracterizar o jornal no ambiente digital na noite de 3 de maio, e do dia seguinte na versão impressa. O conceito procurou conciliar tanto o dinamismo de uma empresa que se renova periodicamente quanto a solidez de um jornal que faz parte do dia a dia de milhares de gaúchos há seis décadas.
O que você verá de diferente
Zero Hora
- Digital
ZH contará com uma capa digital, já sob um novo logotipo, e layout renovado. Destaque para notícias locais, sem deixar de abordar temas nacionais e globais, acompanhamento de informações ao vivo, com investimento em streamings de vídeo, nova organização de assuntos, além de matérias de mais fôlego sobre diferentes temas.
- Impressa
A reformulação da identidade gráfica resultará em um visual mais arejado, com letras mais legíveis, além de uma reorganização mais ampla que envolve a valorização do conteúdo por meio da criação de novas seções. Uma delas trará reportagens mais aprofundadas, e outra focará assuntos nacionais e internacionais, por exemplo. O jornal será dividido em dois cadernos, um mais voltado a notícias e à tradicional cobertura esportiva, e outro onde poderão ser encontrados temas ligados a vida cotidiana, comportamento, cultura, educação, entre outras áreas. O time de colunistas terá reforços.
Rádio Gaúcha
Passará a contar com uma capa própria na internet, onde será possível acompanhar a programação ao vivo, streamings de vídeo de alguns dos principais programas e cortes com melhores momentos da programação.
GZH
Com mais de 115 mil assinantes, será transformado em um canal digital onde será possível encontrar diferentes produtos do Grupo RBS, como Zero Hora e Rádio Gaúcha, além de outras fontes de informação, entretenimento, esportes e serviços.