Com o seu território dividido em quase 500 municípios, o Rio Grande do Sul possui apenas 19 cidades onde ainda não existem domicílios que sejam apartamentos. Ou seja, apenas 3,82% do Estado ainda não possui sequer um prédio residencial. Isso faz com que o RS esteja entre os cinco Estados com a menor proporção de municípios com este perfil.
Conforme os dados mais recentes do Censo 2022, divulgados na manhã da última sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), todas as cidades de sete Estados brasileiros possuem pelo menos um prédio residencial. Apenas outros seis Estados têm menos de 5% dos seus municípios sem apartamentos.
Estados em que menos de 5% dos municípios ainda não possuem apartamento:
- Rondônia: 1,92% - uma cidade das 52 não possui prédio residencial;
- Pernambuco: 2,70% - cinco de 185;
- Minas Gerais: 3,17% - 27 de 853;
- Rio Grande do Sul: 3,82% - 19 de 497;
- Bahia: 4,32% - 18 de 417;
- Acre: 4,55% - 1 de 22.
Estados onde todos os municípios possuem pelo menos um apartamento:
- Amazonas;
- Amapá;
- Ceará;
- Espírito Santo;
- Rio de Janeiro;
- Roraima;
- Santa Catarina.
Cidades gaúchas sem apartamento
Os municípios que não possuem apartamento no RS estão espalhados em praticamente todas as regiões do Estado, sendo a região dos Vales a única em que não existe uma cidade sem prédio residencial. As maiores concentrações estão na região Norte, com sete municípios, e na Missioneira, com seis.
Confira as cidades:
- Barra do Rio Azul;
- Engenho Velho;
- Muliterno;
- Quatro Irmãos;
- Rio dos Índios
- Santa Cecília do Sul;
- Santo Expedito do Sul.
- Coronel Barros;
- Inhacorá;
- Jacuizinho;
- Mato Queimado;
- São Valério do Sul;
- Sete de Setembro.
- Mariana Pimentel;
- Minas do Leão.
- Monte Alegre dos Campos;
- Santa Tereza.
- Santa Margarida do Sul.
- Arroio do Padre.
Apesar de não possuírem edifícios residenciais, nem todas as 19 cidades estão entre as que possuem as menores densidades demográficas, que representa a quantidade de habitantes que existe por quilômetro quadrado do município, do Estado. De acordo com o IBGE, a densidade demográfica destes municípios varia entre 2,72 e 23,68 hab./km² e eles possuem uma média de 13,87 hab./km².
A menor densidade demográfica do RS é a de Pedras Altas, na região Sul, onde foi registrado apenas 1,5 habitante a cada quilômetro quadrado. Apesar da baixa quantidade de moradores para o tamanho territorial da cidade, ao menos um deles mora em apartamento.