Com 15 pessoas isoladas por suspeita de cólera – doença intestinal e de fácil transmissão, cujo principal sintoma é a diarreia –, um cruzeiro norueguês foi proibido de atracar no cais de Port Louis, capital das Ilhas Maurício, no Oceano Índico. O navio estava programado para ancorar na região, mas foi impedido por autoridades locais que alegaram “risco de saúde”. Três mil pessoas estão a bordo do navio.
Informações da BBC revelam que os passageiros apresentaram sintomas leves de problemas estomacais após a passagem do cruzeiro pela África do Sul. O Norwegian Dawn chegou às Ilhas Maurício no sábado (24), um dia antes do previsto, mas foi impedido de atracar após autoridades portuárias serem notificados sobre o caso. A região, formada por um arquipélago, tem como principal atrativo o turismo.
No domingo (25), os 15 passageiros com suspeita da doença passaram por exame. A previsão é de que os resultados sejam divulgados até a próxima terça-feira (27). São 2.184 passageiros e 1.026 tripulantes a bordo do cruzeiro, que agora aguardam liberação para desembarque. Outros 2 mil passageiros deveriam embarcar no Norwegian Dawn.
“A decisão de não permitir o acesso do navio de cruzeiro ao cais foi tomada para evitar quaisquer riscos à saúde. A saúde e a segurança dos passageiros, bem como a do país como um todo, são de extrema importância para as autoridades”, informou a autoridade portuária local em comunicado.