A comida mais pesquisada pelos brasileiros no Google neste ano é um prato típico da região amazônica. O tacacá, que viralizou recentemente na voz de Joelma, é um tipo de caldo comumente consumido no Estado do Pará, lugar de origem da cantora.
O tacacá é um prato de origem indígena, feito com tucupi, um líquido extraído da mandioca, misturado com goma de tapioca e camarões. Na composição do caldo também vai jambu, erva paraense que causa leve sensação de dormência na boca, além de outros temperos que podem variar. O prato é bastante comum na região Norte e muito servido em épocas de festas juninas.
Voando pro Pará
"Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa", são os primeiros versos da canção de Joelma que viralizou no TikTok e se espalhou para outras redes sociais neste ano. A música Voando pro Pará foi lançada em 2016 e exalta a cultura paraense.
Na letra, Joelma fala sobre o que irá fazer quando suas férias começam e ela volta para o Pará. Entre os diversos programas culturais que a música prevê, estão tomar o famoso tacacá, açaí e assistir o clássico Re-Pa, confronto entre os times de Belém, Paysandu e Clube do Remo.
A principal razão para o trecho ter viralizado é a potência vocal de Joelma. Em diversos vídeos, o áudio, que começa com um brado, é usado para marcar transições de esquetes de humor ou até mesmo para assustar familiares.
Outro tipo de conteúdo que viralizou com o refrão é o de pessoas tentando imitar a voz da cantora. O trecho ficou tão popular que ganhou até mesmo versões em outros idiomas, como o japonês, além de remix em outros ritmos, como o funk. Confira alguns vídeos: