O Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre divulgou um balanço da emissão de cidadanias e passaportes em 2023 no Rio Grande do Sul. Neste ano foram reconhecidos cerca de 4 mil novos cidadãos ítalo-brasileiros, com aumento de 77% na emissão de cidadania italiana em relação ao ano passado.
A fila, no entanto, ainda permanece gigante. Segundo o consulado, são 65 mil pessoas com processos encaminhados, 4 mil a mais do que em dezembro de 2022. Além disso, cada um dos pedidos pode conter famílias inteiras de pessoas aptas e, assim que um parente torna-se cidadão italiano, habilita novos descendentes a terem o mesmo direito e fazerem a solicitação.
A estimativa do consulado é que um terço da população do Estado tenha direito à cidadania italiana. Isso representa em torno de 4,5 milhões de gaúchos.
Passaportes
Foi atingida, também, uma marca alta na expedição de passaportes, com mais de 13 mil documentos emitidos em 2023. Em média, são 1,1 mil passaportes por mês, número cinco vezes superior ao final do ano passado. Para ter esse documento, é necessário já ser cidadão italiano e estar inscrito no consulado.