Três palavras podem resumir o dia 12 de outubro no Brasil: brincadeiras, diversão e presentes. Na data, celebra-se o Dia das Crianças e GZH embarca em uma máquina do tempo para te explicar a origem da comemoração.
A primeira parada da viagem é no dia 12 de outubro de 1923, quando o Rio de Janeiro foi sede do 3º Congresso Sul-Americano da Criança. O evento abordou e debateu temas relacionados a educação, a alimentação e o desenvolvimento infantil.
Movido pela comoção que o congresso causou no país à época, um deputado federal propôs que o Dia das Crianças fosse celebrado anualmente no dia 12 de outubro. Com a lei aprovada pelo presidente Arthur Bernardes, em 1925 o país celebrou, oficialmente, o primeiro Dia das Crianças.
Para entender o sucesso da data, é necessário lembrar o ano de 1955. Na época, duas grandes empresas de produtos infantis investiram em campanhas publicitárias para alavancar seus lucros e impulsionaram a celebração. Nos anos seguintes, outras empresas entraram na onda e tornaram a data um verdadeiro sucesso, popularmente conhecida como a “semana das crianças”.
Apesar do sucesso das brincadeiras e presentes, o feriado nacional ocorre por motivos religiosos. Desde 1980, no dia 12 de outubro também se celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na mesma data em que comemoramos o dia dos pequenos.