A partir desta quarta-feira (14), projetos com foco social em atividade no Rio Grande do Sul podem se inscrever para a seleção da oitava edição do programa Editais 2023. Desenvolvida pelo Grupo RBS em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), a iniciativa busca incentivar, por meio de aporte financeiro, ações sociais de todo o Estado. Nesta edição, serão destinados R$ 112 mil a pessoas físicas, jurídicas e organizações não governamentais (ONGs) voltadas ao esporte, à cultura e ao apoio para crianças e adolescentes.
Na modalidade esporte, podem se inscrever projetos de caráter desportivo por meio da inclusão social. Já a área cultural inclui iniciativas que contribuam com o fomento do setor, de modo a estimular linguagens como a música, as artes plásticas, a dança e literatura e práticas e expressões culturais. Na categoria Funcriança, podem participar projetos que colaborem com o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos devidamente registrados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Porto Alegre.
Os interessados em participar da seleção devem enviar suas propostas pelo site do Grupo RBS e conferir o regulamento. No formulário, é preciso informar os dados cadastrais da instituição, os contatos da organização e do responsável pela inscrição do projeto e o certificado de captação de recurso válido pela Lei de Incentivo à Cultura, pela Lei de Incentivo ao Esporte ou pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança) de Porto Alegre.
Também é necessário disponibilizar informações sobre o público atendido pela instituição, o objetivo da iniciativa, a metodologia, o período de execução, os resultados esperados, o orçamento e os outros financiadores parceiros. Não há limite de envio de projetos por entidade, mas cada proposta deve ser enviada de forma individual. As iniciativas selecionadas serão divulgadas em agosto.
Em caso de dúvidas, as organizações podem entrar em contato pelo e-mail editais@fmss.org.br.