A Fenadoce, de Pelotas, considerada um dos maiores eventos do sul do Estado, encerrou no último domingo (18) sua 29ª edição com números satisfatórios. Mais uma vez, a feira alcançou a marca de 1,8 milhão de doces vendidos, repetindo o número do ano anterior. Durante os 17 dias de evento, mais de 314 mil visitantes circularam pelos pavilhões do Centro de Eventos da cidade.
Um feito notável para a Fenadoce foi o número de 800 excursões, tanto nacionais quanto internacionais, que marcaram presença no evento. Além disso, a Feira da Agricultura Familiar foi um dos grandes destaques deste ano, registrando um crescimento de 40% em relação ao ano anterior, com um faturamento total de R$ 1,6 milhão.
— Temos a certeza de que essa edição foi um sucesso completo, seja em termos de público, negócios ou cultura. Vivemos dias intensos e estamos muito felizes em saber que a Fenadoce impulsionou a economia de toda a cidade — comemorou Daniel Centeno, Conselheiro Gestor da CDL Pelotas e membro da Comissão Organizadora da feira.
Os doces mais vendidos foram, novamente, o quindim e o bombom de morango, que travaram uma disputa acirrada. Os doces comercializados por R$ 6 cada, geraram uma movimentação econômica de R$ 10,8 milhões.
Outra novidade desta edição foi o batismo da mascote da feira. A formiga, presente há 15 anos no evento, recebeu o nome de Docília, escolhido por meio de um concurso público realizado no site da Fenadoce. A Comissão Organizadora da feira selecionou os dez melhores nomes, que foram submetidos à votação popular.
Com o sucesso desta edição, já está confirmada a realização da 30ª edição da Fenadoce em 2024. Apesar da data exata ainda não ter sido divulgada, espera-se que o evento ocorra no mesmo período deste ano, mas com novidades por se tratar da marca importante.