A quase 80km de distância de Porto Alegre, a cidade de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, se prepara para duas festas tradicionais no mês de agosto: a Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz (Fenacan) e a 36ª Moenda da Canção. A festança ocorrerá de 9 a 20 de agosto, é gratuita e aberta ao público.
Desde o ano passado, a cidade resolveu unir os dois eventos que, tradicionalmente, levam milhares de visitantes a Santo Antônio da Patrulha. De 9 a 20 de agosto, a Fenacan ocorre no Parque Caetano Tedesco. Já no final de semana dos dias 11, 12 e 13, a Moenda da Canção, festival de música nativa, embala os visitantes no Ginásio Caetano Tedesco, localizado dentro do parque. A entrada em ambas as atividades é gratuita.
A expectativa para este ano, segundo o prefeito da cidade, Rodrigo Gomes Massulo, é de que 100 mil pessoas visitem os eventos, com espaço maior em relação ao ano passado. Além de ouvir música, os moradores e visitantes poderão provar as delícias expostas na Fenacan, como sonho, rapadura e cachaça, além de visitar a 13ª Feira Municipal do Livro e fazer compras na Feira da Agricultura Familiar.
A programação da Moenda da Canção contará com a Moendinha e a Moenda Instrumental, categorias da competição. Os shows de Flocloreando – Quarteto Coração de Potro, do Tambo do Bondo e de Cristiano Quevedo prometem animar o final de semana.
Ainda é possível participar da Moenda da Canção, Moendinha e Moenda Instrumental. As inscrições vão até o dia 25 de junho e devem ser realizadas online.
Já na Fenacan, nomes como Luiz Marenco e Guilherme & Benuto movimentarão as noites de 10 e 20 de agosto, respectivamente. Ainda, os palcos devem receber artistas como Paulinho Mixaria, banda Portal da Serra e Estação Fandangueira. A programação completa está disponível nas redes sociais do evento.
Nesta quinta-feira (15), a comitiva de ambos os eventos visitou a redação integrada de GZH. Estiveram presentes: o secretário da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi; o prefeito, Rodrigo Massulo; a soberana do município, Maria Alice Ramos; o presidente da Associação Moenda, Nilton Júnior; e o produtor cultural responsável pela Fenacan e Moenda, João Bosco Ayala Rodriguez.