A festa de São Jorge, que reúne católicos e praticantes de outras religiões, especialmente as de matriz africana, começou no final de semana passado e segue até domingo (23) na paróquia localizada no bairro Partenon, na zona leste de Porto Alegre. O evento chega em sua 70ª edição e a programação para o final de semana conta com duas procissões, missas de hora em hora e festa com show de pagode.
Desde o início da semana, a imagem de São Jorge está localizada no centro da Igreja, para que os fiéis possam se aproximar do Santo Guerreiro, como é conhecido. Segundo o pároco Sérgio Belmonte, os dias de celebração reúnem muitas pessoas, mesmo nos dias em que não há programação. No ano passado, ele destaca, 140 mil pessoas passaram pela igreja da Avenida Bento Gonçalves, durante os três dias de comemoração.
— Estou há oito anos na paróquia e, a cada ano, mais pessoas participam da celebração. Sempre contamos com a presença de pessoas de várias cidades do Interior do RS e até de outros Estados. Como sexta-feira (21) é feriado e o dia do santo cai no domingo, estamos esperando 150 mil pessoas neste ano — projeta o padre.
Em 2023, a festa completa 70 anos e tem como lema São Jorge: 70 anos de um Porto mais Alegre!. Padre Belmonte destaca que esta é a maior manifestação de fé em São Jorge do Rio Grande do Sul e uma das maiores festas religiosas de Porto Alegre.
— A celebração de São Jorge é diferente das outras, é muito feliz e animada, tem até festa com pagode. E é um festejo diverso, tem pessoas de todas as raças, classes e religiões. São Jorge é um ícone de paz — conclui.
Programação para os dias 20, 21, 22 e 23 de abril
20 e 21 de abril
Na quinta-feira (20) e na sexta-feira (21), haverá a Novena Perpétua de São Jorge, com missas às 9h, 12h, 15h e 18h em ambos os dias. No intervalo das celebrações, que devem durar entre uma e uma hora e 30 minutos, os fiéis podem visitar os espaços da paróquia, como loja de produtos religiosos, o velário e as outras imagens de santo expostas.
22 de abril
No sábado (22), a programação contará com seis celebrações litúrgicas, conhecidas como Missão de São Jorge 70 anos: às 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h. Após a última missa, a cantora Isabela Fogaça cantará uma música composta pelo marido, José Fogaça, ex-prefeito de Porto Alegre, em homenagem a São Jorge. O lançamento da canção será na celebração do santo.
Depois, ocorre a Procissão Luminosa pelo bairro. Com saída da igreja e com velas nas mãos, os fiéis e uma réplica da imagem de São Jorge passam pela Avenida Bento Gonçalves, pela Avenida Ipiranga e retornam para a paróquia pela Rua Dr. Salvador França. Dois trios com grupos musicais devem acompanhar a procissão.
23 de abril
No último dia de celebração, a programação será intensa. Às 9h, ocorre a Missa Solene dos 70 anos da Paróquia São Jorge. Após, é hora de a procissão com a imagem verdadeira de São Jorge, que também completa 70 anos em 2023. Os fiéis sairão da igreja e caminharão pela Rua Dr. Salvador França, Avenida Ipiranga e retornaram pela Avenida Bento Gonçalves, que deverá ser fechada para o festejo.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o trânsito terá alterações no durante a passagem das procissões nos dois dias. Serão feitos bloqueios sob o Viaduto São Jorge (no sentido Norte-Sul), ao lado da Paróquia São Jorge, na Avenida Bento Gonçalves, sentido Centro-bairro, com a rua Salvador França e na avenida Ipiranga esquina Salvador França. No domingo (23), o itinerário seguirá pela contramão.
Já do transporte público, a prefeitura informou que será feito o desvio das linhas que transitam pela Avenida Bento Gonçalves no sentido bairro/Centro, quando não houver a possibilidade dos ônibus passarem na frente da igreja. Neste caso, o desvio ocorrerá pela Bento Gonçalves, seguindo pela Rua Salvador França, Avenida Ipiranga, depois pela Rua Barão do Amazonas e por fim a Bento Gonçalves novamente, seguindo o caminho normal da linha. No sentido Centro/bairro, se for necessário, os ônibus vão circular por fora do corredor, com as paradas espelhadas nos mesmos locais que ficam normalmente.
Como de costume, a imagem será levada em uma viatura da Brigada Militar (BM), uma vez que, segundo o padre Belmonte, os brigadianos também são muito devotos do santo. Neste ano, os oficiais irão escoltar a viatura com a imagem de São Jorge e as autoridades que devem comparecer ao evento. A procissão de domingo tem duração de duas horas.
Após a chegada na paróquia, é hora de festejar. Haverá estandes com comida, como cachorro-quente, bolo e bebidas. A alimentação é paga, mas a festa é gratuita. Além disso, estão confirmados dois conjuntos de pagode para animar o evento. Às 19h, ocorre a celebração litúrgica de encerramento da festa.
* Produção: Yasmim Girardi