Uma ação pela Semana da Mulher na Faculdade de Direito Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) busca arrecadar absorventes para distribuir para pessoas em vulnerabilidade social em Porto Alegre. O ponto de coleta da campanha ficará até o dia 27 de março no térreo do prédio da Faculdade de Direito, localizado na Avenida João Pessoa, 80 - Centro Histórico.
Desde 2021 a Organização não governamentais (ONG) Sobre Nós se dedica a ajudar pessoas que menstruam e vivem em situação de pobreza menstrual. Ou seja, sem acesso a absorventes e outros produtos de higiene básica. A utilização do termo "pessoas que menstruam" e não "mulheres que menstruam" se deve ao fato da ONG também atender homens trans.
As voluntárias costumam ir às comunidades e cadastrar quem receberá o kit. Segundo a coordenadora da ONG, Vitória Cabreira, na Capital, aproximadamente 400 pessoas dos bairros Restinga e Lomba do Pinheiro estão cadastradas.
— A pobreza menstrual é uma dor que as pessoas enfrentam, mas a maioria não sabe que existe. A mulher que tem condições financeiras não sofre com a falta de absorvente, e quem não menstrua não conhece o problema. Então nosso foco é garantir dignidade menstrual para essas pessoas, porque a falta disso pode afetar outros fatores da vida. Muitas dessas mulheres são desempregadas e, durante o ciclo menstrual, se não há absorventes, elas não conseguem sair para entregar currículo ou fazer entrevista de emprego — pontua Vitória.
O assunto, cada vez mais popular, é o tema de pesquisa do trabalho de conclusão de curso (TCC) da estudante de Direito Jéssica Thaís Herrera, de 24 anos. Ela é a responsável por levar o trabalho da Sobre Nós para dentro da universidade, na terceira Semana da Mulher. Jéssica e a doutoranda Carolina de Menezes Cardoso Pellegrini pesquisam sobre o impacto da pobreza menstrual na efetivação de direitos básicos. Ambos os trabalhos são orientados pela vice-diretora da Faculdade de Direito, Ana Paula Motta Costa, que ajudou na iniciativa de montar um ponto de coleta de absorventes na UFRGS.
— É uma realidade em todo lugar, mas poucas pessoas veem. Fico feliz de ver que a campanha está tendo bastante adesão e procura. Já recebemos muitas doações e as pessoas que querem ajudar e não podem vir até a faculdade estão ajudando com dinheiro para comprarmos mais absorventes — relata Jéssica.
Mensalmente, a ONG entrega os absorventes e kit higiene para as pessoas cadastradas. Vitória conta que, além dos produtos, a Sobre Nós costuma propor um espaço de conversa e troca de experiências, para compartilhar informações sobre o ciclo menstrual e outros assuntos importantes, como violência, por exemplo. Em março, a ONG planeja oferecer um curso de como fazer ovos de Páscoa, para que as pessoas ajudadas possam fazer para vender e obter renda.
Como ajudar
O ponto de coleta ficará na UFRGS até o dia 28 de março e, segundo as idealizadoras, é possível doar qualquer tipo de absorvente, sejam eles descartáveis ou opções ecológicas, como calcinhas menstruais e coletores. Para quem não consegue ir até o local, é possível fazer uma doação em dinheiro ou entrar em contato com a ONG pelo Instagram @sobrenos_brasil para combinar outra forma de contribuição.
Dados bancários:
- Associação Sobre Nós
- Banco Cora
- Ag 0001
- C/c 3373987-2
- CNPJ: 48.086.957/0001-29
- PIX: 48.086.957/0001-29
*Produção: Yasmim Girardi