A manhã de domingo (22) com sol, tempo seco e calor levou devotos de Nossa Senhora dos Navegantes para a igreja em homenagem à santa, localizada na zona norte de Porto Alegre. Sem descuidar do protetor solar e com bonés e tênis confortáveis, os fiéis saíram em procissão para levar a imagem da homenageada até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, em um ritual que já existe há 148 anos.
Devido à pandemia, a festa foi diferente em anos anteriores. Após formato apenas virtual, em 2021, o evento já foi híbrido em 2022. Neste domingo, a celebração na igreja ao lado da Ponte do Guaíba reuniu cerca de 1,5 mil pessoas.
A saída da imagem do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes até a Igreja do Rosário precede a também histórica volta, ao local de origem, no dia 2 de fevereiro, data da santa.
A missa começou às 9 horas, com a presença do arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e com todos os lugares ocupados na parte interna do santuário. No lado de fora, muitos devotos acompanharam a missa sentados na escadaria, ou mesmo em pé, na pouco sombra da fachada do local, tentando se abrigar do já forte sol da manhã.
Maria Gorete Ribeiro, 61 anos, é uma das que acompanhou a procissão. Segundo ela, a tradição passou de pai para filha.
— Eu acompanhava pelo Guaíba, de barco, com meu pai, que era marinheiro. Então virei devota. Moro em Canoas, é perto, e venho sempre na igreja. É emocionante. Traz lembranças dele, claro — afirma ela.
Já o aposentado Jaime Eloy Alexandre, 67, é um dos atletas de remo que carrega a imagem da santa. Muitos envolvidos com atividade náutica estavam entre os presentes. Conforme ele, Nossa Senhora dos Navegantes é a protetora.
— A gente tem esse vínculo com ela. Eu já tenho 55 anos carregando a imagem. Já estou ficando velho e acabo indo pra ponta, mas vou carregar a imagem — brincou antes do início da procissão.
O padre Remi Maldaner, pároco de Navegantes, comemora:
— Hoje, estamos completando aquele gesto de esperança, depois de uma pandemia, com volume menor (de devotos), agora, em plenitude. Nossa Senhora está convidando para caminharmos juntos.
A procissão deste domingo cumpriu roteiro até a Rua Vigário José Inácio, passando pela Avenida Sertório, Rua Presidente Franklin Roosevelt, Avenida Farrapos e Rua Voluntários da Pátria. O evento religioso contou com apoio da Brigada Militar (BM) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre. A organização foi da Arquidiocese da Capital, em conjunto com os devotos, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria da Cultura.