A pouco mais de um mês para o fim do prazo, ainda há pessoas no Rio Grande do Sul que foram chamadas para fazer o cadastro de cidadania italiana e não compareceram ao Consulado Geral da Itália no Estado. A estimativa do órgão é que cerca de 10% dos convocados que não encaminharam a documentação não concluíram o processo.
O consulado, situado em Porto Alegre, emitiu uma convocação em outubro para quem já havia feito o cadastro para cidadania italiana, mas que ainda devia documentos. Foram chamados os cadastrados entre os números 8 mil e 10 mil da fila, com limite para se apresentarem até 31 de dezembro deste ano.
— Não temos um número exato, temos essa estimativa de que ainda faltam em torno de 10% dos processos. A maioria já entregou, mas sempre há casos em que precisam de ajuste ou atualização. Então, a dica é não deixar para a última hora — afirma o cônsul-geral da Itália no RS, Valerio Caruso.
Segundo o consulado, houve demora no processo em razão da agenda apertada para atender a todas as solicitações. O órgão informou que enfrenta problemas por falta de pessoal. Dos 20 funcionários previsto, atualmente, são apenas sete em ação. A defasagem é explicada por saídas por aposentadoria e funcionários concursados que não vieram da Itália em função da pandemia.
Valerio Caruso assumiu o cargo de cônsul-geral da Itália no RS há cerca de três meses e defende que o "órgão tem se esforçado", apesar das dificuldades.
— A situação era complicada quando cheguei aqui. O escritório ficou fechado por mais de um ano por conta da pandemia. Processos foram bloqueados. Agora, retomamos os procedimentos e estamos trabalhando incessantemente. Precisamos apenas de um pouco de paciência — destaca Caruso.
O cônsul afirma que já solicitou que novos concursos sejam feitos, o que deve acontecer nos próximos meses.
Ao todo, no Rio Grande do Sul, há 61 mil processos na fila de espera para obtenção da cidadania italiana. Em cada um deles, porém, não há apenas uma pessoa. Isso porque o pedido pode conter famílias inteiras e, assim que um parente torna-se cidadão italiano, habilita novos descendentes a terem o mesmo direito e fazerem a solicitação.
A intenção em estabelecer o prazo até o número 10 mil foi de regularizar e finalizar os processos aos poucos, para que não fiquem novamente acumulados. Assim que esses pedidos forem concluídos, a intenção do consulado é abrir novos chamamentos.
Escritórios movimentados
Em Porto Alegre, existem escritórios privados especializados para atender ao processo de cidadania italiana. E, com a proximidade do prazo final aos convocados, o movimento cresceu. Entre as demandas que os clientes mais têm apresentado, está a necessidade ajuste de documentos que já estão velhos.
— Estamos com uma força-tarefa no escritório porque a procura aumentou. A gente faz uma análise do que precisa ser atualizado e ajusta conforme as exigências atuais — relata Francine Tombini, sócia do escritório Tombini Cidadania Italiana.
Além da atualização, outros tópicos frequentes aparecem na lista de ajustes, como certidões adicionais, comprovantes e questões processuais mais específicas.
Na serra gaúcha, o mesmo chamamento também tem reforçado a rotina de trabalho de assessorias especializadas em cidadania italiana, tradutores e cartórios.
Via judicial
Atualmente, a convocação do consulado para pessoas que encaminharam os documentos pode levar até 12 anos para acontecer. Por esse motivo, muitos têm desistido do caminho consular e optado pela via judicial.
— É uma via segura e mais transparente, em que os requerentes recebem um número do processo e podem acompanhar o andamento da ação pelo tribunal italiano. Enquanto no consulado pode haver demora de uma década, a via judicial pode dar a cidadania entre um ano e um ano e meio — afirma Ana Carolina Campara, do escritório Campara Cidadania Italiana, que teve um aumento de 200% de clientes em busca dessa alternativa no último ano.
Entrega de documentação
A entrega de documentos atualizados dos convocados deve ser feita somente de maneira presencial. Saiba horários de atendimento e informações sobre o Consulado Geral da Itália no RS:
Local: Rua José de Alencar, 313, bairro Menino Deus
Telefone: (51) 3230-8200
E-mail: cittadinanza.portoalegre@esteri.it
Atendimento presencial:
- Segundas: das 13h às 14h30min
- Terças: das 11h às 13h
- Quartas: das 13h às 14h 30min
- Quintas: das 11h às 13h
- Sextas: das 13h às 14h30min