Erechim recebe a 17ª edição da Frinape. A feira, uma das maiores da Região do Alto Uruguai, promete reunir indústria, comércio, serviços, agropecuária, tecnologia, entretenimento e cultura em um só local. A programação do evento, que ocorrerá entre 10 e 20 de novembro, também conta com shows de seis artistas sertanejos famosos nacionalmente. Enquanto a data não chega, a comitiva da Frinape visitou a redação da GZH nesta quarta-feira (5).
A visita contou com a presença do presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), Fábio Vendruscolo, da Corte da Frinape 2022, a rainha Nathália Gonçalves Spagnol e as princesas Laura Skomra Pezzin e Sabrina Boller, e da secretária de Cultura e Esporte de Erechim, Carla Talgatti. A feira é uma realização da ACCIE, e a expectativa é receber 400 mil pessoas neste ano.
Entre as atrações da Frinape, estão outros eventos que acontecem paralelamente, como a Fenamate, a Fenagro e a Feira da Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, o Parque da ACCIE terá uma série de espaços pensados para a 17ª edição da festa, como a Cidade da Cultura, com apresentações artísticas e uma feira do livro, a exposição da agricultura familiar e o Salão da Inovação, com palestras e programações voltadas para temas de empreendedorismo, inovação e tecnologia.
Já os shows prometem garantir a diversão durante as noites de programação. Nos dias 10, 12, 14, 15, 18 e 19 de novembro, o palco recebe artistas como Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Hugo & Guilherme, Theo Rubia, Ana Castela e Isarel & Rodolffo, respectivamente. O ingresso para os shows estão à venda pelo site baladaapp.com.br e os valores variam entre R$ 25 e R$ 440. O acesso à feira, por outro lado, é gratuito, e mais informações sobre a programação estão disponíveis no site frinape.com.br.
— Vamos ter uma grande feira, envolvendo todos os setores econômicos da nossa cidade e região. Estamos preparando uma estrutura diferente, pensando na experiência que adquirimos em outras edições. Neste ano, estamos nos preocupando com o grande público, visto que outras feiras, como a Expointer, contaram com público alto. Então temos que preparar uma feira com muita responsabilidade e segurança — afirma o presidente da ACCIE.
Vendruscolo pontua que, nesta edição, a Frinape contará com o apoio da empresa AKVO ESG, em parceria com a FAU Agricultura e Meio Ambiente, para inserir o evento no Programa de Redução e Compensação de Emissões. As equipes farão um inventário de gases de efeito estufa, com dados dos dez dias de eventos, para depois realizar a compensação das emissões.
— Será a primeira feira do estado a trabalhar com o conceito de carbono zero, isso nos leva a um patamar nacional bem elevado. Temos que nos adequar, o assunto é novo, mas é importante e queremos cuidar do meio ambiente na Frinape — pontua.