Para valorizar a flor símbolo da cidade, Morro Reuter, no Vale do Sinos, realiza de quinta-feira (20) até domingo (23) a 5ª Festa Nacional da Lavanda, que ocorre no centro da cidade. Este é o momento que a floração atinge o auge.
Shows, bailes e até uma trilha pelo caminhos da lavanda prometem atrair os visitantes. Todas as atividades e shows são gratuitos. Numa área coberta, montada em frente à prefeitura, cerca de 80 expositores oferecerão produtos que vão do artesanal ao industrial.
— Queremos possibilitar um momento de lazer, cultura e entretenimento para que todos usufruam do melhor da produção local, além de atrações artísticas gratuitas — destaca a prefeita Carla Chamorro.
Há mais de 20 anos, as mudas da variedade dentata, vindas da Europa, são responsáveis por embelezar e aromatizar as ruas, praças e casas de Morro Reuter. Até por isso, a flor ganhou destaque entre os moradores e apoio da prefeitura para ser cultivada.
Um programa de incentivo que conta com apoio da Emater, promove a produção de mudas, orientação e acompanhamento dos produtores durante todo o cultivo. Atualmente, 26 famílias de Morro Reuter dedicam-se exclusivamente à flor, da qual é extraído óleo puro de lavanda para a comercialização. O município tem 15 hectares de lavandário e, por ano, produz cerca de 300 litros de óleo essencial da planta, usada também para a produção de mel, entre outros produtos derivados da flor. Além da renda gerada com a venda para extração de óleo essencial, a lavanda fomenta o turismo na região.
De olho na possibilidade de diversificar a renda da família, o ex-industriário e atual produtor de lavanda Márcio José Backes, 41 anos, dedica-se exclusivamente à produção há um ano. Em quase cinco hectares, divididos em duas áreas - uma no interior e outra no Centro - ele e o sogro, Celso Schuck, cuidam que quase 45 mil pés da flor para marca Lavandas do Morro.
Para produzir um litro de óleo puro e orgânico, eles precisam colher 400 pés de lavanda. Por ano, Márcio terá pelo menos duas safras em cada propriedade.
— A lavanda gosta de terra seca, não muito encharcada. O clima mais ameno ajudou. Quanto mais flor, mais óleo teremos — explica. Neste ano, Márcio e outros produtores da região fundaram a Associação de Produtores de Lavanda de Morro Reuter e Região. A meta é fortalecer a comercialização do produto para outras regiões do país. E é, justamente, este o maior problema que os produtores de lavanda vêm enfrentando, conforme Márcio.
— Nossa maior dificuldade tem sido para escoar este óleo produzido. Estamos buscando parcerias para ampliar o mercado. O valor do litro do produto puro tem sido questionado pelos compradores, que estão preferindo adquirir o produto sintético. Mas a qualidade é inferior ao material coletado por nós, que é puro e orgânico. A festa nacional servirá para apresentarmos nossos produtos aos visitantes e isso, neste momento, será muito importante para alavancar as vendas - acredita Márcio, que está focado no plantio, na colheita e na extração da lavanda, além de oferecer o lavandário como área para ensaios fotográficos.
Saiba mais
- Instagram Lavandas do Morro: @lavandas_do_morro
- Contatos para agendamento de fotos: Celso - (51) 992611128 (Whatsapp)
Programação Festa da Lavanda
De 20 a 23 de outubro
20/10 - Quinta-feira
- 18h - Abertura da Exposição de Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato
- 19h - Abertura Oficial da 5ª Festa Nacional da Lavanda
- 20h - Show com Guri de Uruguaiana
21/10 - Sexta-feira
- 9h - Abertura da Exposição de Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato
- 9h30min - Espetáculo musical
- 14h - Baile da terceira idade com Musical Signos
- 19h - Show com Banda Rosas
- 21h - Rogério Magrão e Banda
- 23h - Banda de Rock Dreamers Boys
22/10 - Sábado
- 9h - Abertura da Exposição de Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato
- 10h - Bandinha típica Os Guri - Espaço cultural
- 10h - Encontro de grupos de dança de projeção folclórica e criativa
- 14h - Banda 0800
- 14h - Musical Elvis e Zico - Espaço cultural
- 16h - Banda Os Atuais
- 18h - Banda Choppão
- 20h - Banda Cia Show 4
- 22h - Cleiton Borges
- 0h - DizRock
23/10 - Domingo
- 8h- Caminhada: Pelos Caminhos da Lavanda - 3ª edição
- 9h - Abertura da Exposição da Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato
- 9h30min - Juninho
- 10h - Banda típica América - Espaço cultural
- 10h30min - Banda Estribo de Prata
- 14h - Banda Barbarella
- 14h - Grupo Blaska - Espaço cultural
- 16h - Banda Pérola Negra
- 18h - Banda Portal da Serra
- 20h - Banda Doce Pecado
- 22h - Encerramento da Festa