Morreu, na madrugada desta terça-feira (23), José Sperb Sanseverino. Ex-vereador da Capital, ex-deputado estadual, ex-secretário de Estado, juiz federal, procurador do Estado e, mais recentemente ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Sanseverino tinha 97 anos. O velório ocorre na tarde desta terça na Igreja São Joaquim, no Cemitério da Santa Casa. A cerimônia vai até as 18h.
Nascido em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, em 29 de março de 1925, Sanseverino formou-se em Direito pela antiga Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre – atual Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ainda na área acadêmica, por mais de 30 anos, foi professor das faculdades de Direito da UFRGS e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Na política, Sanseverino foi fundador do Partido Democrata Cristão no Rio Grande do Sul e presidente estadual da sigla. Também foi vereador em Porto Alegre, eleito em 1959. Três anos depois, foi eleito deputado estadual, sendo presidente da Assembleia Legislativa (AL) em 1965.
Em sua trajetória no poder Executivo, participou do governo Synval Guazzelli como secretário de Justiça. No Judiciário, Sanseverino foi juiz federal entre 1967 e 1975 e procurador do Estado atuando junto ao Tribunal de Contas.
Em 1996, assumiu como provedor da Santa Casa de Misericórdia. Sucessor do cardeal dom Vicente Scherer, Sanseverino foi voluntário na direção da instituição de saúde até 2015, quando passou o cargo ao atual ocupante, Alfredo Guilherme Englert.
“Para a Instituição, o ex-provedor deixa um exemplo de ética e responsabilidade a ser seguido, um homem de profunda fé religiosa cuja dedicação às causas sociais reitera o grande homem do qual nos despedimos, reiterando nossos sentimentos à família e aos amigos”, manifestou a Santa Casa em nota de pesar.
Sanseverino recebeu algumas das maiores honrarias do Estado, entre elas a Medalha Mérito Farroupilha (2012), o título de Deputado Emérito da AL e o título de Cidadão de Porto Alegre (2002). Era casado com Maria Thereza de Jesus Vieira Sanseverino há 67 anos, com quem teve seis filhos: José Inácio, Maria Teresa, Francisco de Assis, Alberto Magno, Antônio Marcos e Paulo de Tarso, ministro do do STJ.