No ritmo da retomada das festas e feiras presenciais pelo Rio Grande do Sul, a Festa das Cucas, um dos eventos mais tradicionais de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, volta em seu formato tradicional a partir desta sexta-feira (10), após edições online e em formato drive-thru nos últimos dois anos. Em sua 22ª edição, o evento tem entrada franca e ocorre nos dias 10, 11, e 12 de junho, no Parque da Oktoberfest da cidade.
Como o próprio nome do evento adianta, as principais atrações da festa são as cucas, que variam dos sabores clássicos aos mais diferenciados. Este ano, 13 padarias, de Santa Cruz do Sul e de Vera Cruz, participam. São elas: Casa das Cucas Waechter (Domi Gastronomia), Cristal, Connfeipão, Cucas da Rosana, Cucas Gressler, Cucas Haubert, Docemania, Jamaica, Lisaruth, Nutryce, Panisul, Pritsch e Roque Schuh.
Além das guloseimas, quem visitar a festa encontrará diversas atividades, como o Café Colonial Paragem e a exposição O Resgate das Histórias, da João Dick Empreendimentos. Haverá também aula de dança, Escola de Chimarrão, apresentações de artistas locais, bandas e grupos de danças folclóricas e aula de cuca (confira abaixo a programação completa).
No espaço da festa, ainda haverá parque de diversões e uma feira comercial, com 23 expositores.
Uma das tradições do evento é o concurso de melhor cuca que, neste ano, ocorreu no dia 24 de maio e elegeu Cuca Chimarrita, da Padaria Pritsch, como a favorita. Além disso, desde 2017, a Festa das Cucas promove uma ação solidária, por meio da comercialização de cucas produzidas pelas padarias participantes do evento, em que parte do valor é destinado ao Hospital Santa Cruz. A iniciativa foi feita no último sábado (4).
Para divulgar a festa, nesta terça-feira (7), a comitiva da 22ª Festa das Cucas visitou a Redação Integrada de GZH. A equipe foi composta por Dona Gilda, personagem símbolo da festa, ️Ana Paula Costa, coordenadora comercial, ️Rafael Koelzer, responsável pelo atendimento comercial, Rafaela Schneider, assistente comercial e de eventos, e o fotógrafo Bruno Petry.
Confira a programação da 22ª Festa das Cucas:
Sexta-feira (10)
12h - abertura da 22ª Festa das Cucas com Jornal do Almoço ao vivo, em frente à Haus da RBS
14h - aula de dança com Dugges Dance, no palco principal
14h30min - transmissão do programa Gaúcha +
15h - show com Damé e John Sanfoneiro, no palco cultural
16h30min - encerramento palco cultural
17h - voz e violão com Nando e Betânia
19h - encerramento
Sábado (11)
10h - abertura do Parque
11h - Banda do 7º BIB, em frente ao palco principal
13h30min - apresentação Grupo Edelweiss do Centro Cultural 25 de Julho, no palco principal
14h - apresentação do Kronentanzgruppe do Centro Cultural 25 de Julho, no palco principal
14h, 16h e 18h - Show de Cozinha Benoit - aprenda a fazer cuca com Cátia Schnorr, na parte externa do Pavilhão Central
15h - Chimarock - Ramal 314, no palco principal
16h - Chimarock - Marta Helena e Rodrigo Jaeger , no palco principal
17h - encerramento Chimarock, no palco principal
17h - ronda folclórica com Banda Fest (itinerante)
17h30min - banda Nova Geração, no palco principal
20h - encerramento da Festa
Domingo (12)
9h - abertura
10h, 12h, 14h e 16h - show de Cozinha Benoit - aprenda a fazer cuca com Cátia Schnorr, na parte externa do Pavilhão Central
13h30min - Grupo Oktobertanz de Casais, no palco principal
14h - Grupo Oktobertanz Oficial, no palco principal
15h - Daiton e Cris, no palco principal
17h - ronda folclórica com Banda Fest (itinerante)
19h - encerramento da Festa
A Escola do Chimarrão, o Café Colonial Paragem e a exposição O Resgate das Histórias estarão em funcionamento durante todo evento no Pavilhão Central.