A retomada dos eventos públicos no Rio Grande do Sul tem movimentado a agenda dos gaúchos. Festas e encontros religiosos tradicionais que foram cancelados nos últimos dois anos ou que, no ano passado conseguiram ser organizados de forma adaptada e com limitações, agora voltam ao circuito sem restrições e à espera de milhares de visitantes.
A retomada de feiras e festas vale para pequenos e grandes municípios do Estado. Em Ivoti, no Vale dos Sinos, por exemplo, a 15ª edição da Feira do Mel, Rosca e Nata, no Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti, atraiu mais de 30 mil visitantes nos primeiros três dias do evento, no final de semana passado. A quantidade de pessoas superou as expectativas dos organizadores e do prefeito Martin Kalkmann, que previam cerca de 40 mil visitantes nos dois finais de semana – a festa segue nesta sexta-feira e no sábado e domingo (27 a 29).
Além da movimentação, as vendas também ficaram acima do esperado. Débora Staudt, uma das proprietárias da Queijaria Nova Alemanha, que o diga: a empresa familiar, presente na desde a primeira edição do evento, vendeu 40% acima do esperado no primeiro final de semana.
Animação também é da estreante no evento, Mônica Frohlich, proprietária da Doceria Coisa de Mãe, especializada em biscoitos personalizados. Para ela, a feira além de impulsionar as vendas, também ampliou o leque de clientes de fora da cidade já que, visitantes de outras regiões do Estado passaram pelo evento.
No ano passado, Ivoti realizou tradicional festa em agosto, mediante cumprimento dos protocolos obrigatórios contra a covid-19, como limitação de público e uso obrigatório de máscara. Agora, com as liberações previstas, o número de feirantes saltou de 45 para 90, gerando novas oportunidades de vendas e ampliação na variedade de produtos.
– A liberação do público possibilita um giro maior na economia, não só do evento em si, mas no comércio do município como um todo - destaca Kalkmann.
Turismo e negócios
A mesma opinião do prefeito de Ivoti é compartilhada pelo secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub. Para ele, independentemente do tamanho da cidade, as feiras e festas municipais proporcionam investimentos que permanecem, como a atração de novos negócios e a retomada do turismo, impactando na economia da região inteira.
– Um exemplo são as festas em pequenos municípios que acabam atraindo participantes e apoio de municípios vizinhos, e isso faz com que a economia circule, fortalecendo a todos. E o objetivo de reforçar também o turismo interno no nosso Rio Grande do Sul é alcançado –explica o secretário.
Começou, nesta quinta-feira (26), e continua até domingo (29) um dos maiores encontros católicos do Estado. Depois de dois anos suspensa, está de volta a 143ª Romaria de Caravaggio. A programação religiosa ocorre em Farroupilha e aguarda milhares de visitantes em quatro dias de festa, que contarão com missas praticamente de hora em hora, a partir das 6h.
Com o tema “Fonte de sabedoria, rogai por nós”, a romaria recorda a Campanha da , Fraternidade deste ano. Os municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha, na Serra, colocaram linhas de ônibus à disposição para os romeiros. As prefeituras de Caxias do Sul e de Farroupilha disponibilizarão pontos de apoio para os romeiros. Entre os serviços oferecidos estão o recolhimento de lixo, banheiros químicos, distribuição de água e recepção aos peregrinos. A transmissão do evento será realizada pela página do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio no Facebook e YouTube, Instagram, rádio web e a rádio comunitária Caravaggio FM.
Junho com grandes feiras
Três das maiores feiras gaúchas prometem agitar o mês de junho para quem pretende aproveitar o período para conhecer melhor o próprio Estado. Na próxima semana, uma das mais tradicionais festas do Sul volta a receber visitantes entre 3 e 19 de junho: a Fenadoce, em Pelotas, em sua 28ª edição. A mais recente foi entre maio e junho de 2019, quando recebeu 246 mil visitantes e vendeu 1,3 milhão de doces.
Organizada anualmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas, a atração foi criada em 1986 e se tornou anual dois anos depois, sendo realizada no Centro de Eventos Fenadoce no formato de uma grande multifeira. Os doces certificados são o grande atrativo da festa.
Na Serra gaúcha, a partir de 9 de junho, será a vez da 30ª Expobento e 17ª Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), em Bento Gonçalves. Após dois anos sem os eventos, em função da pandemia da covid-19, a Fenavinho e a ExpoBento retornam com apresentações artísticas, jogos coloniais, Vila Típica, espaço para e-sports (esportes virtuais) e também a Copa Padel ExpoBento 30 anos.
Mais de 120 apresentações, incluindo artistas locais, estão agendadas na programação. A expectativa dos organizadores é atrair mais de 250 mil pessoas até 19 de junho, último dia:
— A gente está se empenhando muito, o leque de atrações tanto da Fenavinho quanto da Expobento está sendo bem intenso e diversificado. Vai agradar todos os tipos de públicos, todos os gostos, porque ele é bem eclético. Dentro da Fenavinho nós teremos a Vila Típica, que vai mostrar toda a cultura e gastronomia italiana, todas as nossas origens e tradições. Vão ser dois eventos muito especiais para a nossa cidade, estamos nos empenhando todos juntos em prol disso e estamos com ótima expectativa — comentou a imperatriz do vinho, Laís Dupont, em entrevista ao jornal Pioneiro.
Na última edição, em 2019, os eventos ocorreram de forma integrada depois de 19 anos e reuniram 478 expositores. No período, foram comercializadas 15.344 garrafas de vinho, espumantes e sucos. O setor hoteleiro também foi beneficiado com registro de 95% de ocupação.
Vacina e convívio social
Para a psicóloga Samantha Sittart, especialista em psicoterapia psicanalítica e membro do grupo de pesquisa Envelhecimento e Saúde Mental (GPESM-CNPq), neste retorno ao convívio social, é importante sair aos poucos, voltar à socialização e à convivência física, pois, aponta Samantha, até as risadas e as discussões são saudáveis para a manutenção da saúde mental.
– Nos acostumamos com a interação social na internet, que foi o que nos salvou em tempos de pandemia. Mas o olho no olho é muito importante. Afinal, somos seres humanos sociais que vivem em sociedade, em grupos e precisamos uns dos outros. Aliás, nunca nos colocaram tão à prova disso quanto nos últimos tempos – comenta a psicóloga.
O presidente da Sociedade Gaúcha de Infectologia, Alessandro Pasqualotto, também concorda que chegou a hora de socializar. Embora os números de casos de covid-19 no Estado tenham aumentado nas semanas anteriores, a maioria dos infectados não chegou aos hospitais – comprovando a importância de completar o calendário vacinal:
– Quem sentir que vai ter ganho individual ou porque se sente mais vulnerável, pode seguir usando máscara porque não é proibido. Mas hoje, mais do que usar a máscara, é muito importante que as pessoas se vacinem contra a covid-19 com todas as doses indicadas para que possam frequentar a vida social com mais segurança.
Veja ,a seguir, alguns dos eventos marcados no RS pelos próximos meses
Maio
Ivoti
- 15ª Feira do Mel, Rosca e Nata
- Nos dias 27, 28 e 29, no Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti.
- Mais informações no site da prefeitura
Farroupilha
- 143ª Romaria de Caravaggio
- Nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio
- Mais informações no site da Romaria
Nova Petrópolis
- Tricofest, feira da malha tricot, com mais de 40 expositores
- Segue até 19/6, no Centro de Eventos
- Mais informações no site
Junho
Pelotas
- 28ª Fenadoce
- De 03 a 19 de junho, no Centro de Eventos Fenadoce
- Mais informações no site
Bento Gonçalves
Bagé
- 3ª Exposição de Turismo do Pampa (Expopampa)
- De 3 a 5 de junho, no Ginásio Auxiliadora, em Bagé
- Mais informações no site da Apatur
Santa Cruz do Sul
Tramandaí
- 31ª Edição do Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar
- Entre os dias 29 de junho a 17 de julho de 2022, no Centro Municipal de Eventos, de Tramandaí
- Mais informações no site da prefeitura de Tramandaí
Julho
Nova Petrópolis
- Festival Sabores da Colônia
- De 1º a 10 de julho, na Praça das Flores
- Mais informações no site
- 49º Festival Internacional de Folclore
- De 14 a 31 de Julho, na Praça das Flores
- Mais informações no site
Picada Café
- Tricofest
- Feira da malha tricot, com mais de 40 expositores
- De 16 a 31 de julho, no Parque Histórico Jorge Kuhn
- Mais informações no site
Farroupilha
- 24ª Fenakiwi e 2ª Expo Farroupilha
- De 7 a 24 de julho, no Parque Cinquentenário, em Farroupilha
- Mais informações no site
Arroio do Sal
- 20ª Festa do Pescador de Arroio do Sal, com shows gratuitos
- De 28 a 31 de julho, em Arroio do Sal
- Mais informações no site da prefeitura
Carlos Barbosa
- 31ª Festiqueijo
- Entre os dias 1º e 31 de julho, aos finais de semana, em Carlos Barbosa
- Mais informações no Instagram
Agosto
Ivoti
- Festival da Cachaça
- Dias 5, 6 e 7 de agosto, no Núcleo de Casas Enxaimel
- Mais informações no site da prefeitura
Esteio
- 45ª Expointer
- De 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
- Mais informações no site do evento
Setembro
Bom Princípio
- 19ª Festa Nacional do Moranguinho
- De 7 a 25 de setembro, na Rua Celestino Volkweiss, em Bom Princípio
- Mais informações no site
Outubro
Garibaldi
- 17ª Festa do Espumante Brasileiro, a Fenachamp
- De 6 a 30 de outubro de 2022, no Parque da Fenachamp
- Mais informações no site
Igrejinha
- 33ª Oktoberfest de Igrejinha
- De 14 a 23 de outubro no Parque de Eventos Almiro Grings (Parque da Oktoberfest)
- Mais informações no site
Morro Reuter
- 5ª Festa Nacional da Lavanda
- De 20 a 23 de outubro, em Morro Reuter
- Mais informações no site da prefeitura
Ivoti
- 15ª Feira das Flores
- Dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de outubro, no Núcleo de Casas Enxaimel
- Mais informações no site da prefeitura
Santa Cruz do Sul
- 37ª Oktoberfest e Feirasul 2022
- Ocorrerão em três períodos – de 6 a 9, 11 a 16 e 20 a 23 de outubro de 2022, no Parque da Oktoberfest
- Mais informações: no site