Pé por pé, o jornalista Daniel Scola avança novos passos para vencer o câncer: na manhã desta quinta-feira (26), mais de dez meses após descobrir um tumor no cerebelo, o comunicador do Grupo RBS recebeu a última intervenção do ciclo final de quimioterapia. A etapa mereceu uma recepção surpresa na frente da sua casa. Amigos, parentes e colegas de trabalho reuniram-se com balões coloridos e faixas com os mantras que acompanham a família desde o ano passado: "Vamo, Scola", "Decola Scola".
— Muito obrigado a todos que vieram. Estou meio sem voz e cansado ainda. Terminou tudo, graças a Deus — disse o jornalista, por um megafone, logo após a última sessão do tratamento.
Ao avistar o microfone da Gaúcha, Scola deixou escapar um suspiro:
— Que saudade!
Sua esposa, a também jornalista Gabriella Bordasch Scola, conduziu o marido até o Hospital Moinhos de Vento - sem que ele soubesse da festa organizada em segredo para logo mais. Quando parou o carro junto ao portão do edifício, admitiu estar com um choro represado por 33 sessões de radioterapia seguidas por número semelhante de aplicações quimioterápicas.
— Estou muito emocionada. Não deu tempo de chorar em todo esse tempo. A gente só engatou uma primeira marcha e foi. O carinho de todo mundo fez a diferença. Saber que não estávamos sozinhos! Muito obrigado também a todos os ouvintes da Rádio Gaúcha, sempre mandando mensagens perguntando pelo Scola — agradeceu.
No colo da avó Verônica Nunes, as filhas do casal, Joana, quatro anos, e Tereza, dois, ficaram admiradas com a movimentação. Vizinho ao condomínio da família, na zona sul da Capital, o Terceiro Batalhão de Polícia do Exército convocou a banda do quartel para um show particular. O ritmo, para agrado do fã em especial, foi o rock: Guns N’ Roses, com Sweet Child O’ Mine, e Survivor, com o tema do filme Rocky: um Lutador.
O tratamento de Scola chega agora a uma etapa de reforço físico, que começa com descanso. O prazo para retorno aos microfones é aguardado ansiosamente pela amiga e colega Rosane de Oliveira:
— Não tem como medir a saudade. Sinto falta da companhia, da troca de ideias no ar. Vir aqui (na casa do Scola) e cozinhar um feijão para ele durante o tratamento amenizou um pouquinho a distância nesse tempo.
O assento no Gaúcha Atualidade é garantido por outra colega, Andressa Xavier, que apresenta interinamente o programa.
— Estamos te esperando! — disse Andressa ao amigo.