Dia de folga esperado ansiosamente por muitos, Corpus Christi é uma data religiosa cristã criada para celebrar o mistério da Eucaristia – o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A expressão Corpus Christi vem do latim e significa "corpo de Cristo". Esse significado se dá em referência à última ceia de Jesus com seus apóstolos, quando ele pediu que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que, na tradição cristã, se transformariam em seu corpo e sangue. A celebração inclui missa, procissão e adoração a esse sacramento. O feriado sempre cai na primeira quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, dia da Santa Ceia.
Foi no século 13, na Bélgica, que a celebração teve início. Em 1209, uma freira chamada Juliana teve visões eucarísticas que teriam ocorrido por um período de quase 30 anos. As visões foram interpretadas como um sinal de que era preciso fazer uma festividade que celebrasse o sacramento da Eucaristia.
Em 1246, o bispo de Juliana achou que as visões faziam sentido e celebrou, na sua diocese, a primeira festa do Corpo de Cristo. Mais tarde, o bispo tornou-se o Papa Urbano IV, que estendeu a festa de Corpus Christi para toda Igreja, em 1264. A celebração só foi difundida para toda a Igreja no pontificado de Clemente V, que reafirmou sua significação no Concilio de Viena (1311-1313). Alguns anos depois, o Papa João XXII confirmou o costume de fazer uma procissão pelas vias da cidade.
O costume de enfeitar as ruas com tapetes de serragem, flores e outros materiais, formando um mosaico multicolorido, teve origem com os imigrantes açorianos. No Brasil, essa tradição surgiu em Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais. Esse hábito faz de alguns lugares uma atração turística nesse dia, como em Flores da Cunha, na serra gaúcha.