Falecido em agosto de 2019, aos 81 anos, o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ruy Rosado de Aguiar Júnior será homenageado na próxima terça-feira (26), em Porto Alegre. Durante cerimônia, marcada para as 11h, ocorrerá o ato de descerramento da placa denominativa da Rua Ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior, localizada no bairro Mário Quintana.
A homenagem foi proposta pela vereadora de Porto Alegre Mônica Leal e conta com a colaboração da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, da qual o jurista gaúcho, natural de Iraí, foi vice-provedor. Por isso, o ato simbólico será realizado no Teatro Lourenço Darcy Castellan do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75).
Para o provedor da Santa Casa, Alfredo Guilherme Englert, a homenagem ao ministro aposentado é uma forma de perpetuar e fazer lembrar uma pessoa que, já no final de sua vida, teve a grandeza de dedicar sua energia a uma grande causa, assumindo como vice-provedor e emprestando seu discernimento e sabedoria à instituição.
— Essa homenagem me toca de maneira muito especial. Além de um homem público de valor inestimável, com um importante legado na área jurídica, Ruy era um amigo pessoal, uma pessoa afável e de convívio extremamente agradável — comenta Englert.
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1961, Ruy Rosado de Aguiar Júnior foi promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (1963-1980), juiz do Tribunal de Alçada do Rio Grande do Sul (1980-1985) e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (1985-1994). Atuou ainda como advogado, corregedor-geral da Justiça (1992-1993) e ministro do Superior Tribunal de Justiça (1994-2003).
Especializado em Direito Penal e em Direito Comunitário, tinha mestrado em Sociedade e Estado em Perspectiva de Integração e atuava como professor convidado de pós-graduação da UFRGS. Também foi docente da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS) e membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS).