Nascida da paixão de seu idealizador por causas e projetos sociais, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) celebra 35 anos de histórias ao lado dos gaúchos. A entidade representa o compromisso social do Grupo RBS com o desenvolvimento sustentado das comunidades em que atua, reforçando a crença de que a comunicação tem um papel fundamental na conscientização, na mobilização e no avanço da sociedade.
Com as ações, a Fundação contribui para a evolução do Estado através de movimentos com relevância social. Ao longo de sua trajetória, estimulou a arte e a literatura nas escolas, realizou campanhas de prevenção às drogas e denunciou a exploração sexual e os maus-tratos na infância.
Entre as campanhas já promovidas, está “O Amor é a Melhor Herança”, de 2003. Os personagens Bicho-Papão, Boi da Cara Preta, Bruxa, Diabo e Mula-Sem-Cabeça engajaram a população na proteção de crianças e adolescentes contra os maus-tratos. Em 2013, o case de sucesso ganhou um remake dos monstrinhos, que abordou a importância da educação para o desenvolvimento social.
Recentemente, a Fundação divulgou o balanço das entregas realizadas no último ano. A partir da crença de que a comunicação tem a capacidade de amplificar os temas, repassou mais de R$ 81 milhões – R$ 4 milhões a mais do que em 2020 – de mídia para rádio, televisão e jornal para mais de uma centena de entidades gaúchas. Por meio do projeto Editais, doou cerca de R$ 150 mil para quatro iniciativas voltadas à cultura, às crianças e aos adolescentes e ao esporte, beneficiando mais de 75 mil pessoas. A iniciativa, que já chega a sua 6ª edição, destina verbas para pessoas físicas, jurídicas e organizações não governamentais (ONGs), a partir de leis de incentivo fiscais.