Após ser aceso em uma cerimônia no Monumento ao Expedicionário do Parque da Redenção, em Porto Alegre, no último sábado (14), o Fogo Simbólico da Pátria chegará ao interior do Estado nesta segunda-feira (16). A chama anuncia as comemorações dos 199 anos da Independência do Brasil e ficará acesa até 7 de setembro. Até lá, sete centelhas irão percorrer diversos municípios do RS levando a mensagem patriótica.
Uma das cidades que recebe o Fogo Simbólico nesta segunda-feira é Montenegro, no Vale do Caí. O evento irá ocorrer a partir das 8h30min na Estação da Cultura (antiga estação férrea), e contará com a presença de autoridades locais e militares do Exército.
Durante a cerimônia ocorrerá o tradicional acendimento da Pira da Pátria. Também haverá homenagens ao coronel da reserva Álvaro Raul Cruz Ferreira e à médica e funcionária pública Belkis Mari Stoffel Efom. Além disso, será feita a entrega de um sino antigo, que pertencia à estação da cidade.
A chama patriótica também será levada nesta segunda-feira a municípios como Estrela, Lajeado, Guaporé, Nova Santa Rita, Bom Retiro do Sul, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Candelária, Cachoeira do Sul, Marau, Ijuí e Santo Ângelo. Os eventos são realizados pela Liga de Defesa Nacional (LDN) do Estado.
— Não tenho dúvidas de que o sentimento de patriotismo é o grande elo de união deste gigante chamado Brasil. É uma coisa natural, do ser humano, o amor, o cuidado, a vinculação com sua terra, cultura e história — afirma o coronel Marco Dangui Pinheiro, presidente da LDN.