Os sonhos de Natal seguem vivos em Canela, na serra gaúcha, apesar da pandemia de coronavírus. O município anunciou que as comemorações de final de ano estão mantidas, com eventos reinventados para se adequar aos novos tempos.
Promovido de 22 de outubro até 10 de janeiro, o 33º Sonho de Natal de Canela vai unir iniciativas virtuais com momentos de contemplação na cidade. "O alerta para o cuidado com a saúde estará presente em cada uma das atrações que irão proporcionar momentos de muita emoção e alegria, reforçando os valores do Natal", destaca o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, em comunicado à imprensa.
Apresentações musicais, uma visita a casa do Papai Noel e até um desfile pela cidade: confira a seguir todas as atrações que devem movimentar o espírito natalino nos próximos meses.
Destaques da programação
Árvores do Sonho
A partir das 15h de 22 de outubro, quinta-feira, o horizonte da cidade já começará a se transformar. A iniciativa Árvores do Sonho abre a programação do 33º Sonho de Natal envolvendo toda a comunidade: as empresas que se inscreverem receberão, gratuitamente, árvores natalinas de 1,80 metro, que serão instaladas ao longo da Avenida Júlio de Castilhos, para que possam fazer a sua decoração.
Por medida de segurança, os participantes serão orientados a decorarem sua árvore em horários distintos, para evitar que haja aglomeração de pessoas no local.
Fábrica de Sonhos
Todos os dias, de 30 de outubro a 10 de janeiro, às 20h30min e às 21h3min0, a Fábrica dos Sonhos entrará em ação na Catedral de Pedra. O espetáculo será gratuito e o público poderá conferir a descida do Papai Noel (executada por um grupo de alpinistas) do alto da torre de 65 metros de altura da igreja.
Louvores do Sonho
Já nos dias 6, 7 e 8 de novembro, a partir das 20h, artistas de todas as manifestações cristãs de Canela irão oferecer três noites de música com referência ao nascimento de Cristo. As apresentações ocorrerão no palco montado no Parque do Caracol. O espetáculo será totalmente online, com transmissão pelos canais digitais do Sonho de Natal e da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela.
Sábado musical no Caracol
Todos os sábados, uma atração local, de gêneros musicais diversos, irá se apresentar no deck do Parque do Caracol, respeitando o distanciamento necessário para a segurança dos músicos e do público, já que o jardim estará devidamente demarcado. Os sábados musicais tem início em 7 de novembro e vão até 9 de janeiro, das 14h às 16h.
Acordes do sonho
Acordes do Sonho Live vai desafiar músicos a apresentarem clássicos natalinos dentro de variados estilos musicais, como MPB, tradicionalista, rock, sertanejo e muito mais. A atração, em formato totalmente online, será transmitida ao vivo do Parque do Caracol pelos canais digitais do Sonho de Natal e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Será nos dias 20, 21, e 22 de novembro, sexta, sábado e domingo, a partir das 20h.
Parada de Natal
O Papai Noel desce a Catedral de Pedras e embarca em um trem no qual irá desfilar, seguido por carros decorados, pelas ruas Oswaldo Aranha, Felisberto Soares, Dona Carlinda, Coronel Diniz, Visconde de Mauá e Praça da Matriz. Participam do desfile com seus carros decorados American OldTruck, Big Land, Bondinhos Aéreos, Bustour, Mundo a Vapor, Museu do Automóvel, Museu Egípcio, Parque Terra Mágica Florybal, Rumo 4x4 e Vinícola Jolimont. Será de 30 de outubro a 8 de janeiro, de quintas a domingos, às 19h30min.
Casa do Papai Noel
Neste ano, a Casa do Papai Noel será instalada no Multipalco da Praça João Corrêa, um espaço aberto e arejado. Um trenzinho será colocado para que as crianças possam fazer a sua foto com o Bom Velhinho, mantendo a distância recomendada para a proteção de ambos. Além disso, o Papai Noel estará protegido por uma base de acrílico, reforçando o distanciamento necessário para preservar a saúde de todos. A atração estará disponível a partir do dia 21 de novembro, das 14h às 19h, diariamente.
Confira nota do evento
"Canela conquistou a certificação Safe Travels (viagens seguras), pois segue o protocolo criado pela World Travel&TourismCouncil (WTTC). Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o protocolo do Safe Travels foi elaborado com a colaboração de diversas entidades ligadas ao setor turístico. O selo conta com o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e de mais de 200 CEO’s de grandes empresas do turismo em todo o mundo. Negócios como hotéis, restaurantes, companhias aéreas, operadores de tours, lojas, transportes e aeroportos poderão usar o selo uma vez que comprovem o cumprimento dos protocolos de saúde e higiene estabelecidos pela WTTC."