O feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida foi marcado por praias lotadas, festas à beira-mar e estabelecimentos interditados no litoral de Santa Catarina. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a Praia do Rosa, em Imbituba, com a faixa de areia repleta de pessoas que desrespeitavam as normas de distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras. Em Florianópolis e Balneário Camboriú, também houve registro de descumprimento das medidas sanitárias.
No Rosa, a maior concentração de pessoas foi registrada na beira da praia. Em razão das aglomerações, a prefeitura de Imbituba emitiu nota, na qual afirma que estava com 25 fiscais nas ruas orientando moradores e turistas sobre as medidas sanitárias obrigatórias, além do apoio da Polícia Militar.
Contudo, a administração admitiu que o efetivo era insuficiente. "Vale ressaltar que, mesmo com o reforço no efetivo da PM e com os fiscais da prefeitura de prontidão, o número de pessoas envolvidas na operação é insuficiente para evitar as aglomerações, que foram registradas durante todo o fim de semana", diz um trecho do texto.
Na Grande Florianópolis, publicações em redes sociais mostraram festas com grande número de pessoas em casas noturnas, informou o portal NSC Total. Em Jurerê Internacional, um evento em uma casa de luxo foi encerrado pela Polícia Militar.
As regras vigentes em Florianópolis permitem que a faixa de areia seja usada apenas para a prática de exercícios físicos com uso de máscara. Em relação aos estabelecimentos como bares e restaurantes, é autorizado apenas o consumo de alimentos e bebidas por pessoas sentadas.
O Portal ND+ informou que, de sexta-feira (9) a segunda (12), a Guarda Municipal de Florianópolis registrou 26 ocorrências de descumprimento das medidas sanitárias. Seis estabelecimentos foram fechados.
Balneário Camboriú também teve problemas no feriado. Vídeos mostraram clientes de um restaurante, que antes era uma casa noturna, aglomerados em camarotes e sem uso de máscara.