Com a maioria das atividades sendo realizadas de forma virtual devido à pandemia, as pessoas estão passando mais tempo em casa — o que, consequentemente, aumenta a quantidade de sujeira produzida dentro da residência. Isso faz com que alguns móveis, como o sofá, que são bastante utilizados, precisem de uma atenção maior durante este período.
No entanto, é muito importante verificar com antecedência o tipo de tecido que recobre o sofá e quais são as indicações e restrições para o material. GaúchaZH ouviu especialistas para saber qual a melhor maneira de limpar o móvel e quais os cuidados necessários durante a limpeza. Confira:
Utilize o aspirador de pó
Segundo Silvia Dias, professora da Escola de Ciências de Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o aspirador de pó é a principal ferramenta para a higienização desse móvel, pois, com a aspiração, é possível remover a sujeira acumulada, como farelo de alimentos, poeira e pelos dos animais de estimação.
O ideal é aspirar com o bocal que possui uma escova na ponta, ao menos uma vez por semana. É importante retirar as partes móveis do sofá, como as almofadas, para limpá-las separadamente, e passar o aspirador em todos os cantos e frestas.
Como limpar?
Independentemente do tecido, após a aspiração os sofás podem ser limpos com um pano úmido e sabão neutro ou álcool. Giovani Braga, sócio proprietário da empresa Kapazi, especializada em lavagem e impermeabilização, salienta que o pano não pode estar muito molhado e que deve ser branco, pois os coloridos podem manchar o tecido do móvel.
Além disso, não é recomendado esfregar com força nem por muito tempo, por risco de estragar o estofado. Se o móvel estiver com muitas manchas difíceis de remover, o ideal é contatar uma empresa capacitada para esse tipo de limpeza.
E se ficar molhado?
Silvia ressalta a importância de secar o sofá, caso ele fique muito úmido ou molhado:
— Se tu deixares a umidade permanecer, tu vais ter o efeito reverso, porque vais proporcionar a multiplicação microbiana no material.
Para móveis pequenos, fáceis de mudar de lugar, ela recomenda deixar exposto ao sol por alguns minutos. Se a pessoa não tem essa alternativa, ela deve secar manualmente com um pano. Giovani acrescenta que alguns aspiradores também aspiram líquidos e podem ser utilizados, nesse caso, para diminuir a umidade.
Receitas caseiras
Há ainda algumas receitas caseiras que ajudam na limpeza do móvel ou na neutralização de odores. O bicarbonato de sódio em pó pode auxiliar na remoção de manchas e tem ação antimicrobiana, afirma Silvia.
No entanto, é preciso ter cuidado com a quantidade de produto utilizada e com o tempo que ele vai permanecer sobre o tecido. É recomendado que não exceda 30 minutos. A remoção deve ser feita com o aspirador.
O vinagre pode ser utilizado para neutralizar odores, principalmente nas residências onde há animais de estimação. A aplicação deve ser feita com um borrifador e depois é preciso secar com um pano. Giovani enfatiza, no entanto, que o produto não serve para limpeza nem para ressaltar a cor do tecido, ao contrário do que muitas pessoas acreditam.
O que não usar?
A limpeza não pode ser feita com produtos que tenham cloro em sua composição, alerta Giovani. A água sanitária pode manchar o sofá ou desbotar a cor, principalmente se for escura.
E os sofás impermeabilizados?
De acordo com Giovani, todas as recomendações anteriores também podem ser seguidas para os sofás impermeabilizados. Ele garante que a limpeza não estraga a impermeabilização e que a única diferença é que se torna muito mais fácil remover manchas e sujeiras de móveis que passaram por esse processo.
Escolha e prevenção
Jeferson Estivallet, proprietário da empresa Eco Delivery Sul, especializada em higienização de estofados, recomenda que na hora da compra o cliente dê preferência para sofás com capas removíveis, de tecidos que podem ser lavados na máquina.
Além disso, ressalta que uma boa forma de prevenir manchas, principalmente nas residências onde há crianças e animais de estimação, é utilizando capas ou mantas para proteger o estofado. Elas podem ser trocadas e lavadas com a frequência desejada ou colocadas apenas em momentos de uso mais intenso.
Aja rapidamente
Assim como nas roupas, quanto mais rápido você agir sobre uma mancha no sofá, mais fácil será para retirá-la. Utilize papel toalha ou papel higiênico para absorver todo o líquido e substâncias derramadas no móvel. Em seguida, utilize um spray de limpeza de tecidos a seco e deixe agir por alguns minutos, até que fique apenas um pó. Na sequência, remova utilizando o aspirador.
Produção: Jhully Costa