A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e o Grupo RBS lançam nesta quinta-feira (15) editais que repassarão valor próximo a R$ 200 mil a projetos de apoio a crianças e adolescentes, cultura e esporte realizados no Estado por meio das leis de incentivo fiscal. As propostas podem ser enviadas até 13 de setembro por meio deste link.
— A iniciativa tem enorme impacto social e se associa aos valores defendidos pela Fundação e pelo Grupo RBS, no sentido de estarem sempre próximos da comunidade e colaborando na transformação positiva da sociedade — diz o vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech.
Estão aptos à inscrição pessoas físicas, jurídicas e organizações não governamentais que desempenham iniciativas em uma das três áreas citadas. Os interessados precisam apresentar em sua candidatura o certificado de captação de recurso válido em uma das seguintes leis: Lei de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte ou Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança) de Porto Alegre.
Caso esta primeira etapa esteja de acordo com o exigido, entra-se em um segundo momento, no qual são solicitados detalhes do projeto para que a equipe avaliadora tenha subsídios para aplicar os critérios de escolha. Neste estágio, serão requeridos: objetivo do projeto, número de pessoas atendidas, valor do recurso de que a entidade precisa, entre outros. Na sequência, as propostas passam por uma análise interna de um comitê técnico que avalia custo-benefício, abrangência, metodologia aplicada e impacto social da iniciativa.
Pela Lei de Incentivo à Cultura, serão contempladas ações de fomento e promoção da cultura local de forma coletiva e social. Projetos inscritos pela Lei de Incentivo ao Esporte deverão trabalhar atividades que promovam a inclusão social por meio de uma das duas manifestações desportivas presentes na lei (Educação e Participação). E, pelo Funcriança, ações desenvolvidas na Capital, voltadas ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Os projetos selecionados serão anunciados no fim de novembro, e o repasse das verbas, no início de dezembro.
Salto no número de atendimentos
No ano passado, uma das entidades contempladas foi a Ouviravida, que oferece aulas de música no contraturno escolar para as crianças. A organização, localizada na Vila Pinto, na zona leste da Capital, recebeu aporte de R$ 84,3 mil por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O dinheiro permitiu a expansão das atividades em 2019. O número de jovens atendidos saltou de 150 para 200.
Quem pode participar
- Pessoas físicas e jurídicas e ONGs com projetos voltados para crianças, adolescentes, cultura e esporte do Rio Grande do Sul podem concorrer aos repasses.
- As inscrições devem ser realizadas neste link site até o dia 13 de setembro.
Para sanar dúvidas, a FMSS promoverá um evento gratuito para explicar o funcionamento do edital. A conversa terá duração de uma hora e serão disponibilizadas
50 vagas. As inscrições podem ser feitas neste link.
Onde: Grupo RBS, 6° andar, Avenida Erico Verissimo, 400, Azenha, Porto Alegre
Quando: 20 de agosto
Horário: 18h30min