Carnes, saladas e até batata frita sugiram na mesa selecionada pelo casal Mariane Bezerra da Silva e Lucas de Souza Alves, ambos de 25 anos, para celebrar o Dia dos Namorados, na noite desta quarta-feira (12). Os dois, que se conheceram no Facebook, em fevereiro de 2013, durante uma conversa num grupo sobre transplantes, tiveram a história de amor contada em reportagem de GaúchaZH. O relato comoveu os leitores e vários ligaram oferecendo um jantar pra eles na data especial.
Na reportagem, Lucas, que é de Florianópolis (SC), disse que tinha o sonho de levar a namorada, natural de Toritama, interior de Pernambuco, para jantar fora na capital gaúcha na data especial. Em razão da cadeira de rodas e da necessidade de usar o oxigênio, porém, eles ficariam em casa. Não foi o que ocorreu. Convidados pela direção do Bar do Beto, no bairro Cidade Baixa, o casal chegou ao local por volta das 19h. Mariane recebeu flores.
— O convite nos surpreendeu. Tudo muito bonito — contou a jovem.
Quando se conheceram, Mariane tinha o diagnóstico de bronquiectasia, que leva à dilatação dos brônquios, e ele, de uma doença genética chamada fibrose cística. Ambos precisavam de um novo pulmão e apareceram na vida um do outro no momento certo, segundo Mariane.
Juntos desde 2014, eles se mudaram em fevereiro de 2018, junto com a mãe de Lucas, para Porto Alegre, na expectativa de conseguir os transplantes. Mariane, que se sentia insegura e não queria fazer a cirurgia, foi convencida pelo namorado e ganhou um novo pulmão em janeiro deste ano. A batalha que encaram juntos hoje é fazer Lucas ganhar alguns quilos para estar apto a se candidatar ao transplante de pulmão — há 11 anos, ele tenta chegar aos 45kg.