Imagine uma mulher na casa dos 60 anos andando pela rua com o cabelo cinza intenso. Os fios são envoltos por uma brisa, os raios de sol incidem nele no ângulo perfeito. E, então, você percebe que aquilo que pensou ser apenas cinza é uma mistura de cores distintas: platina, branco, preto – e, espere, verde menta, azul-celeste e roxo escuro também.
Rachel Bodt, especialista em coloração de cabelos do estúdio Red Door Spa & Salon, em Manhattan, invoca essa imagem para descrever a cor de fantasia dos seus sonhos para o já amado grisalho. "Quando penso no cabelo grisalho, naturalmente imagino cores frias – tons de azul, roxo e verde. Elas se misturam sem brigar entre si. Não é como ter um tanto de rosa-choque perturbando essa bela escala de claro-escuro", disse Bodt.
Nos últimos anos, os tons no estilo fantasia (tanto pastel como brilhante) deixaram o frenesi das passarelas para invadir o visual do dia a dia. Apesar de terem virado tendência, com toda sua aura brincalhona e vibrante, eles ainda eram considerados uma exclusividade para aqueles abaixo dos 40.
Essa percepção estava errada.
"Estamos exagerando e chamando a atenção para o cabelo grisalho, não escondendo ou cobrindo", esclareceu Peter Gray, cabeleireiro que colaborou com Bodt para transformar a cabeleira cinza, na altura da cintura, da modelo JoAni Johnson. Elisa Flowers, maquiadora, usou uma paleta em tom metálico e perolizado para completar o estilo de rainha das sereias.
Quer saber como conseguir o mesmo efeito? Abaixo, damos algumas dicas para você fazer sozinha.
Escolha uma paleta
Bodt escolheu as cores iridescentes da concha do abalone – tons de azul, verde, roxo e rosa, que variam em intensidade.
"Gosto de ter as diferentes profundidades desses tons, porque isso se assemelha aos altos e baixos do cabelo claro-escuro", justificou. Tonalidades múltiplas dentro de uma mesma família de cor (como azul esfumaçado e safira) também funcionam. "Você pode começar experimentando esse visual colocando apenas uma cor", sugeriu Bodt.
Se precisar de inspiração para definir a cor, use o tom do seu próprio cabelo. Um cabelo loiro dourado que esteja ficando grisalho formaria um belo par com tonalidades crepusculares (damasco, rosê dourado e lilás), por exemplo.
Tingir ou não tingir
Se você optar por tingir ou aplicar extensões coloridas, esse é provavelmente um trabalho para profissionais. A menos que seu cabelo seja de um branco fulminante, ele vai precisar ser descolorido antes da aplicação das cores de fantasia; do contrário, elas não aparecem.
Se você tiver cabelo escuro e quiser tons perolados, talvez não seja necessário descolorir, mas a cor ficará sutil, quase como uma tonalidade. As cores de fantasia não são permanentes e desbotam após diversas lavagens.
Escolha o cabelo certo
Em vez de tingir o cabelo, você pode fazer extensões. Para um visual personalizado, leve fotos de cores como inspiração para o profissional que a atender. Bodt tingiu dezenas de extensões do tipo adesivo da marca Easihair Pro que vêm em lâminas adesivas chamadas de faixas. Estas são presas em uma porção de cabelo, esquentando uma fita semipermanente com chapinha. Duram várias semanas e podem ser reutilizadas para outra aplicação.
Gray disse que o tipo de cabelo e o design das extensões têm grande efeito sobre o resultado. Se estas forem muito grossas na base, onde os fios ficam juntos, a aparência ficará irregular quando elas forem aplicadas no cabelo. "Gosto particularmente da Easihair Pro. Acho que ela tem o melhor adesivo e a melhor qualidade de cabelo. As faixas são bem finas, e é isso que você quer", afirmou Gray.
Se você planeja uma coloração customizada, procure o cabelo "remy", tipo de extensão em que os fios apresentam uniformidade de textura, cutícula intacta e na mesma direção.
Johnson prefere usar cabelo liso, mas existem extensões disponíveis em todos os padrões de cachos e texturas. Se você planeja uma coloração customizada, procure o cabelo "remy", tipo de extensão em que os fios apresentam uniformidade de textura, cutícula intacta e na mesma direção. (As extensões Easihair Pro são do tipo "remy".)
Extensões de baixa qualidade podem não ter mais a cutícula, estrutura necessária para atingir resultados de coloração consistentes. "Sem a cutícula, a cor não penetra no fio e o resultado é uma cor irregular – efeito pele de leopardo", exemplificou Gray.
Para testar o cabelo de rainha das sereias, mas sem se comprometer muito, aplique você mesma uma mecha pré-colorida. "É uma boa maneira de ver se você vai gostar, antes de gastar dinheiro com extensões caras", aconselhou Gray.
Cuidados capilares para sereias
Continue a experimentação com o estilo: faça uma escova ocasional, se tiver cabelo naturalmente enrolado, ou cachos com o modelador. Mas cuidado com o calor: quando excessivo, pode danificar o cabelo grisalho. "A falta de melanina torna o cabelo grisalho mais seco, mais poroso e menos maleável", ensinou Gray.
Use o modelador de cachos e o secador na potência mínima. O secador da Dyson Supersonic (400 dólares, ou 1.600 reais) seca o cabelo mais rapidamente usando menos calor. Normalmente, é a escolha de Gray ao lidar com esse tipo de cabelo. Ele também recomenda o uso de um condicionador de hidratação intensa.
O cabelo grisalho fica amarelado facilmente devido a fatores ambientais, como poluição e água calcária. O creme de repigmentação capilar Soin Repigmentant – Icy Blonde da marca Leonor Greyl (65 dólares, ou 260 reais) contém pigmentos roxos que neutralizam o amarelo do cabelo grisalho; já o óleo de sementes de limnanto e as proteínas do arroz hidratam e fortificam os fios cinza vulneráveis.
Destaque a nova cor
Sim, este já é um cabelo que diz algo, mas você ainda pode incluir acessórios. Juntamos alguns dos nossos favoritos. Na base do elegante rabo de cavalo baixo há duas fivelas Exes Glossy da Lelet NY (158 dólares, ou 638 reais, cada); e, prendendo um lado do cabelo de Johnson, três grampos com corrente Le Femme Hang Chain da Epona Valley (119 dólares, ou 480 reais, cada).
"Por causa da cor e da tonalidade, amo adicionar acessórios ao cabelo grisalho, tanto dourados quanto prateados", contou Gray.
Mas não gaste demais em acessórios. Gray sugere exagerar em um simples acessório, como um laço feito com fita preta grossa para dar um feito bacana. "Em vez de usar alguns metros, uso quilômetros", falou.
A maquiadora Flowers gosta de explorar a energia da sereia por meio da cor. Ela usou uma base de sombra metálica, Eye Tint 9 – Cold Copper, da Giorgio Armani (39 dólares, ou 157 reais). Basta uma fina camada dessa sombra líquida para obter uma cobertura completa de brilho metálico.
Para aumentar os olhos, aplicou por cima uma sombra verde prateada da Huda Beauty Obsessions Eyeshadow Palette na cor esmeralda (27 dólares, ou 110 reais), mas umedeceu a sombra com fixador de maquiagem, conferindo acabamento uniforme.
O cabelo grisalho pode deixar a pele desbotada, por isso ajuda usar maquiagem para devolver a cor ao rosto. "Cores trazem vitalidade. Experimente rosê, lavanda e azul, em peles mais frias, e coral, oliva e vermelho arroxeado, nas mais quentes, para dar brilho à cútis", concluiu Flowers.
Por Crystal Martin