O cancelamento de voos da companhia aérea Avianca causa transtornos para passageiros no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (24). Nesta manhã, pelo menos 30 pessoas aguardavam uma definição para seguirem viagem até os seus destinos. Em alguns casos, desde a noite passada.
Alguns passageiros se aglomeravam na fila do balcão da companhia aérea, outros sentados no chão junto das malas e outros nos bancos do setor de embarque. Somente nesta manhã, seis voos foram cancelados, mas a informação é que desde terça-feira (23) nenhuma aeronave da companhia decola. A Avianca passa por crise financeira e pediu recuperação judicial.
A família Brandão organizou as férias em João Pessoa, na Paraíba, há um ano. Dezessete pessoas saíram à noite passada de Santa Maria e de Santa Cruz do Sul para a viagem, mas o voo, que sairia às 5h30min, foi cancelado.
— Tem desde criança de oito meses até uma senhora de 80 anos. Todos tiveram que se organizar, pedir férias, achar substitutos no trabalho — relata o empresário Jorge Brandão, 62 anos.
Situação semelhante passa a Caxiense Laís Picoli, 31 anos. Ela comprou passagens para a formatura de uma prima em Aracaju (SE), na sexta-feira (26). O voo estava, marcado para as 8h30min, foi cancelado e não havia vagas em outras companhias.
— Mas tem voo e eles orientam a gente a comprar em outra empresa e pedir o reembolso. Só que o valor fica muito mais alto — reclamou, sem saber quando vai viajar.
Revoltado, o músico Georges Succar, 42 anos, conversava com os atendentes e ameaçava processar a empresa aérea. Ele tenta embarcar para Belo Horizonte, onde um familiar está doente.
— Eu vim para trabalhar e voltaria mais cedo pois estou com um familiar com problemas de saúde. É um absurdo ter de passar por isso — disse irritado.
A Avianca informou que vai realocar a família em voos de outras companhias na noite desta quarta-feira. A orientação da companhia é de que passageiros que tiveram voos cancelados busquem o balcão da empresa e tentem ser realocados em voos de outras empresas.