O diretor brasileiro Paulo Henrique dos Santos decidiu criar um desenho animado capaz de ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Mas a ideia não surgiu do nada, partiu de um momento de dificuldade vivido por Santos, em que não conseguiu se comunicar com uma jovem surda. As informações são do G1.
— Eu achei um absurdo ter uma pessoa brasileira do meu lado e eu não ter ideia de como me comunicar. Vi que há um grande despreparo da maioria para falar com os surdos — contou ao portal.
Mesmo sendo uma iniciativa simples, o projeto se tornou referência. O desenho Min e as Mãozinhas é o primeiro totalmente em Libras disponível no YouTube.
— Foi uma surpresa ser o primeiro. Quando a gente começa, busca referências, mas como não tive decidi arriscar e esse retorno tem sido muito gratificante — disse o diretor.
Paulo já é experiente quando se trata dos desenhos animados, já trabalhou com a produção do Sítio do Pica-Pau Amarelo e com a Turma da Mônica. No novo projeto, espera atingir crianças surdas com idade entre três e seis anos.
Para desenvolvê-lo, Santos contou com uma equipe de professores e intérpretes. A primeira temporada terá 13 episódios. No momento, o diretor busca parceiros e empresas para que patrocinem o projeto. Uma página de arrecadação também foi criada.
— A ideia do desenho é que os professores também possam usar em sala de aula. O projeto seja liberado da maneira mais democrática possível — explica.
Confira o primeiro episódio