Apesar do momento de instabilidade política e econômica no país, o mercado de veículo 0km já cresceu 15% no acumulado deste ano em relação ao período de janeiro a agosto de 2017. E o principal segmento é o dos hatchs pequenos _ um em cada quatro vendidos saem de 12 modelos (confira quadro abaixo).
A reportagem testou o Onix, fabricado em Gravataí, que caminha para ser o tetracampeão de vendas no Brasil. Já tem 128.239 unidades comercializadas, quase o dobro do segundo colocado, o HB20, com 70.131. Por sete dias, o carro rodou por trechos urbanos e rodoviários com a versão 1.4 flex, de 98 cavalos a gasolina. O consumo combinado beirou os 14km/l, com picos de 17km/l na estrada.
A dirigibilidade na cidade é confortável, seja no trânsito tumultuado ou na hora de manobrar em estacionamentos apertados. Isso graças a bela combinação da direção elétrica progressiva com um câmbio suave, que faz o carro se comportar como se fosse um carrão.
A explicação de o porquê o Onix ser líder tão disparado começa a pegar forma a partir de seu interior. Os acabamentos e o estofamento têm qualidade acima da média de seus concorrentes, com menor número de itens plásticos. Além disso, o painel com velocímetro digital emprega um ar mais refinado. A direção, com botões de controles, ajuda o motorista a ter uma condução mais funcional.
O espaço interno é outro diferencial. Pessoas acima de 1,80m de altura sentam-se confortavelmente no banco de trás. O porta-malas, com 280 litros, está na média.
O carro parte de R$ 48.690 (motor 1.0) e R$ 55.350 (motor 1.4). Abaixo dele, a GM ainda oferece o Joy 1.0, com design antigo, a partir de R$ 44.990 (preços do site).
Ranking
Vendas no ano de hatchs pequenos 0km:
1º) Onix (GM): 128.239
2º) HB20 (Hyundai): 70.131
3º) Polo (VW): 46.509
4º) Argo (Fiat) 39.625
5º) Sandero (Renault): 33.211
6º) Fox (VW): 25.707
7º) Fiesta (Ford): 11.635
8º) March (Nissan): 8.964
9º) Yaris (Toyota): 7.177
10º) 208 (Peugeot): 5.203
11º) C3 (Citroen): 4.680
12º) Mini (Cooper): 967
* De janeiro a agosto de 2018.