Sonhar faz parte dos nossos dias, e os sonhos podem ter diversos significados em nossas vidas. De acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Scientific Reports, nossas emoções também estão relacionadas com nossos sonhos. As informações são do Terra.
Para os realizadores do estudo, pessoas ansiosas são mais propensas a ter pesadelos, já as mais calmas tendem a ter sonhos pacíficos e que não passam sentimentos negativos. A autora do trabalho, Pilleriin Sikka, afirma que a maioria das pesquisas realizadas anteriormente revelou que pesadelos constantes são reflexos de distúrbios psicológicos. Entretanto, isso não é uma regra. Pessoas que não foram diagnosticadas com problemas psicológicos também relataram ter sonhos negativos.
O estudo
Foram selecionados 44 participantes para fazer parte da pesquisa. Durante 21 dias eles tiveram de relatar os sonhos e responder perguntas sobre os níveis de bem-estar que apresentaram durante o dia. Também preencheram formulários sobre sintomas de doenças psicológicas.
Resultados
Elementos como sintomas depressivos ou satisfação com a vida não afetaram o conteúdo dos sonhos. Porém, o estado mental apresentado durante o dia modificou os acontecimentos presentes nos sonhos.
— As emoções presentes em nossos sonhos não são criações de nossas mentes. Elas são um reflexo de nossa saúde mental — explicou Sikka em entrevista ao PsyPost.
Conclusões
Como o estudo não é conclusivo, o próximo passo dos pesquisadores é saber como o humor influencia os sonhos e vice-versa.
— Há indícios de que a fase REM do sono nos ajuda a regular as emoções, entretanto, precisamos nos aprofundar nisso — afirmou a autora do estudo.