Sete projetos que beneficiam crianças e adolescentes do Rio Grande do Sul receberão R$ 297 mil da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e do Grupo RBS, por meio de leis de incentivo fiscal, em 2018. Este é o terceiro ano em que a FMSS auxilia ONGs e instituições gaúchas com editais públicos, atingindo mais de 80 mil pessoas.
Os programas contemplados se dividem em três linhas temáticas: cultura, esporte e criança. Via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança) de Porto Alegre, serão contemplados o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, a Casa Menino Jesus de Praga e a Associação Saúde Criança Porto Alegre. Pela Lei Rouanet, os vencedores foram Ouviravida – Educação Musical Popular e Educando com Arte. Primeiro Saque e Ginástica Rítmica para Todos receberão recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Seis iniciativas são de Porto Alegre e uma é de Canoas.
Na manhã desta quinta-feira (28), representantes das entidades ganhadoras serão recebidos na sede do Grupo RBS, onde serão assinados os termos de cooperação para o repasse de verbas e a mentoria dos projetos.
Confira os sete programas selecionados:
FUNCRIANÇA
Casa do Menino Jesus de Praga
A instituição acolhe e presta assistência a crianças e a adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com deficiências cerebrais graves (encefalopatias crônicas) e deficiências motoras permanentes.
Público atendido: 35 pessoas
Cidade: Porto Alegre
Instituto Pobres Servos da Divina Providência
O projeto estimula o desenvolvimento de crianças e adolescentes pobres do bairro Bom Jesus, dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, enfatizando a formação humana, cultural e cidadã.
Público atendido: 72 pessoas
Cidade: Porto Alegre
Associação Saúde Criança Porto Alegre
O objetivo principal da associação é fazer um acompanhamento biopsicossocial com crianças e adolescentes doentes e suas famílias, promovendo o acesso dos pais e dos demais familiares a informações sobre saúde e cidadania e aumentando sua autonomia para lidar com os pacientes.
Público atendido: 196 pessoas
Cidade: Porto Alegre
LEI ROUANET
Ouviravida – Educação Musical Popular
Coordenado pelo maestro Tiago Flores, o projeto coloca mais de 170 crianças e jovens da Vila Pinto, no bairro Bom Jesus, em contato com a música. São aulas gratuitas de canto, prática de conjuntos musicais, flauta doce e percussão.
Público atendido: 170 pessoas
Cidade: Porto Alegre
Educando com Arte
O projeto tem por finalidade o ensino de música para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e o desenvolvimento de suas habilidades emocionais e sociais. Também promove a qualificação de jovens para que possam realizar atividades profissionais relacionadas à música.
Público atendido: 230 pessoas
Cidade: Porto Alegre
LEI DO ESPORTE
Primeiro Saque
Oferece aulas de tênis, atividades culturais, reforço escolar, ioga, meditação e acompanhamento psicológico, visando ao desenvolvimento físico, emocional e cognitivo, para 80 crianças entre seis e 12 anos moradoras de bairros pobres.
Público atendido: 80 pessoas
Cidade: Canoas
Ginástica Rítmica para Todos
Além do ensino da ginástica rítmica, a iniciativa dissemina os valores do esporte, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos, entre seis e 10 anos, e para sua formação para o exercício da cidadania.
Público atendido: 50 pessoas
Cidade: Porto Alegre