A Campanha da Fraternidade 2018 foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira (14) na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. Este ano, o tema é "Fraternidade e a superação da violência".
Segundo o secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil do Rio Grande do Sul, padre César Leandro Padilha, a campanha busca mostrar pontos da vida social comunitária que precisam de conversão, com a igreja buscando a cada ano refletir sobre as principais feridas sociais.
— Este ano se pensa de modo especial sobre a questão da segurança, não só mostrando e diagnosticando a crise, mas sobretudo promovendo uma cultura da paz. Esse é o nosso grande objetivo — explica o sacerdote.
A campanha abordará os diversos tipos de violência existentes atualmente, como a praticada contra a mulher, no trânsito e no trabalho. De acordo com o pároco, um dos objetivos deste ano é alimentar a esperança das pessoas e consolidar a ideia de que atitudes de paz contribuem para a melhora de um mundo onde existe "uma grande cultura do medo".
Em Porto Alegre, a cerimônia de abertura aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, na sede regional da CNBB. Iniciada no período quaresmal, a campanha segue até o próximo ano.