Peixes indiferentes, curiosos, assustados, camuflados ou agitados, de tamanhos que variam do milimétrico ao gigante, estão prontos para receber visitantes depois de dois anos e meio de isolamento. Inaugurado em 2011 e em reformas desde 2015, o UCS Aquarium reabre ao público nesta sexta-feira, 1º de setembro.
O ambiente, que fica na parte inferior do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e integra a Área de Conhecimento em Ciências da Vida, abriga 101 diferentes espécies, entre plantas aquáticas, peixes, equinodermos e crustáceos.
Leia mais
Loteamento Rota Nova, em Caxias do Sul, recebe primeiros moradores
Projeto oferece cultura e esporte para combater a violência em loteamento de Caxias do Sul
Após a reforma, o local (quase na frente do UCS Teatro) passou a contar com um aquário marinho e 13 aquários de água doce, sendo um deles voltado a peixes dos rios do Rio Grande do Sul. A maioria das espécies, contudo, é trazida do exterior, podendo custar milhares de reais aos pesquisadores, de acordo com a raridade.A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h. Aos sábados e domingos, o serviço abre das 14h às 17h.
Visitas escolares e de grandes grupos devem ser agendadas, para que haja a monitoria de profissionais ou acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia. Até entrar em reformas, em 2015, o UCS Aquarium recebia a média de cinco mil visitantes mensais, entre escolas, comunidade geral e acadêmicos.