A partir deste sábado (12), temporais ganham força no Rio Grande do Sul. Segundo a Somar Meteorologia, três fenômenos atuando juntos – uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai e na Argentina, uma frente fria e um corredor de umidade – provocam chuva intensa, com possibilidade de granizo, e fortes rajadas de vento.
Além disso, a Marinha estendeu o aviso de ressaca para o litoral gaúcho até a manhã da segunda-feira (14). Nesse período, ondas de até quatro metros de altura poderão ser registradas, sendo que o nível de ressaca é atingido com dois metros e meio. A Marinha ressalta que as pessoas devem evitar o banho de mar e a navegação durante o período, principalmente fora da área da costa, onde o cenário costuma ser mais adverso.
Leia mais:
Marinha retoma buscas a barco desaparecido com 7 tripulantes na costa do RS
Ressaca atinge litoral gaúcho e vento ultrapassa 80 km/h
Ressaca arrasta bar flutuante em SC e fecha portos de Itajaí e Navegantes
Já na madrugada deste sábado, imagens de satélite mostraram nuvens bem carregadas, acompanhadas de muitas descargas elétricas, em grande parte do Rio Grande do Sul, principalmente no Sul. A influência é de uma região de baixa pressão que atua sobre a Argentina e Uruguai, que traz instabilidades para o Estado. Por isso, a Somar alerta para possibilidade de transtornos como alagamentos e destelhamentos, especialmente nas proximidades da Fronteira Oeste.
A temperatura mínima foi registrada em São José dos Ausentes, onde fez 11°C às 4h . A máxima é prevista para Iraí, onde pode fazer 27°C neste sábado. Em Porto Alegre, cos termômetros variam de 14°C a 20°C.
Confira a previsão do tempo para sábado:
Capital: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 20°C
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 20°C
Caxias do Sul: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 14°C e máxima de 18°C
Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 20°C
Santa Rosa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 19°C e máxima de 22°C
Erechim: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 16°C e máxima de 25°C
Uruguaiana: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 21°C
Torres: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 13°C e máxima de 22°C
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 19°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 19°C
Passo Fundo: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 15°C e máxima de 22°C
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 18°C
PRÓXIMOS DIAS
No domingo, a chuva ganha força no Estado devido à passagem de uma frente fria, que se conecta à umidade da Amazônia e também de ventos que sopram do mar contra a costa. No decorrer do dia, no entanto, o tempo já começa a abrir na Fronteira Oeste. As temperaturas máximas caem à tarde em todo o Rio Grande do Sul, pelo excesso de chuva, e a sensação de frio aumenta à noite.
Na segunda-feira, um sistema frontal já se afasta para alto-mar, mas ainda restam instabilidades que mantém as nuvens e provocam chuvas mais fracas e ventos constantes no Centro do Rio Grande do Sul. Os ventos úmidos do mar reforçam a chuva no Litoral Norte gaúcho. Aumenta também o potencial para nevoeiros na faixa Leste, por conta do excesso de umidade. Já no Oeste, o tempo fica mais firme e faz frio nas primeiras horas do dia. As temperaturas se elevam novamente no período da tarde, gerando sensação mais agradável.