Até o final do ano, motoristas obrigados a fazer cursos de reciclagem terão a opção de cursar as aulas à distância, pelo computador. Uma portaria publicada pelo Detran/RS prevê regulamentação de cursos de Educação à Distância (EAD) em Centros de Formações de Condutores (CFC) do Estado. A proposta é destinada para diversos públicos: motoristas que tiveram carteiras suspensas e que precisam fazer o curso de reciclagem, pessoas que não renovaram carteira de motorista por cinco anos, além de motoristas que pretendem fazer ou renovar cursos especializados. A expectativa da direção do Detran/RS é implementar a opção em 90 dias.
O Detran informou que, nos próximos meses, vai homologar empresas que possam atuar com o serviço EAD, desenvolvendo sistemas que viabilizem a proposta. Professores dos próprios centros de formação darão as aulas, que poderão ser vistas pelos motoristas em qualquer computador através de um sistema online. Os CFCs não serão obrigados a aderirem à tecnologia.
De acordo com o diretor-geral do Detran, Ildo Mário Szinvelski, após as aulas, o aluno deverá executar atividades relacionadas ao conteúdo visto durante o vídeo para poder seguir adiante no sistema. Após todas as etapas, o aluno poderá fazer o exame para obter novamente a carteira de motorista – a prova seguirá sendo presencial.
– Todas as provas serão feitas pelo Estado, como é hoje. Porém, no momento da matrícula para as aulas, ele poderá escolher o curso EAD. O candidato matriculado receberá um login de acesso, onde serão mostradas as regras do curso. A evolução do candidato no curso acontecerá após a interação com todas as atividades de cada aula, e ele terá acesso à próxima tela somente após ter interagido com os conteúdos programáticos – afirma Szinvelski.
Leia mais:
Mortes no trânsito caem quase 20% no primeiro semestre, diz PRF
Nove em cada 10 mortes no trânsito da Capital são de pedestres ou motociclistas
BR-386: incluída no pacote de concessão, Rodovia da Morte exige investimentos
O Detran/RS garante que as punições para quem teve a habilitação suspensa permanecem, e que o curso só será disponibilizado depois que o motorista ficar novamente apto ao curso de reciclagem.
CFCs aprovam proposta
O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Rio Grande do Sul, Edson Luís da Cunha, considera a inovação positiva. Segundo ele, os cursos na modalidade EAD serão acompanhados por profissionais competentes e apresentarão um grau de qualidade considerado elevado.
Cunha afirma que os textos trarão formatos em que o aluno terá que comprovar o acompanhamento, caso contrário, não chegará até o final do processo. Mesmo assim, os alunos que optarem pelo curso à distância terão, ainda, que participar de atividades complementares.
O presidente acredita na adesão total do formato pelos CFCs, já que a concorrência irá obrigá-los a oferecer esse tipo de atendimento ao cliente.
Detran/RS
Curso à distância de reciclagem de motoristas pode começar até o fim do ano no RS
Condutores que tiveram carteira suspensa também poderão fazer aulas na modalidade EAD
Eduardo Paganella
Enviar emailNoele Scur
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project