As noites de sexta-feira e as madrugadas de sábado ganharam nova rotina para um grupo de moradores de Cachoeirinha e de Gravataí. Reunidos na garagem do casal de costureiros Alexandre Mello, 34 anos, e Cristina Ribeiro, 33 anos, na Granja Esperança, em Cachoeirinha, eles trocaram as baladas por uma prática nobre: prestar ajuda a moradores de rua.
Há um ano, Alexandre, a mulher, a irmã de Cristina, a dona de casa Bruna Ribeiro, 28 anos, e o marido de Bruna, Cristiano Goularte, 36 anos, decidiram que era hora de fazer algo pelos que têm menos. A ideia surgiu depois de uma conversa numa noite fria de sexta-feira, no ano passado, quando juntaram uma única perna de linguiça e fizeram uma sopa que rendeu 20 quentinhas, distribuídas a moradores que habitam uma casa abandonada na região.
– A partir dali, percebemos que era possível fazer algo com o pouco que tínhamos. Nunca mais paramos. Na verdade, desde a terceira saída passamos a contar com doações, que só crescem a cada semana – comemora Bruna.
Os quatro seguem firmes e ainda conseguiram sensibilizar familiares, amigos e vizinhos para a iniciativa solidária. Hoje, o Juntos Somos Mais reúne quase uma centena de voluntários, que se revezam nos trabalhos a cada sexta-feira.
– Tem gente que chega com um quilinho aberto de comida, mas que faz questão de dividir o que pouco que tem. Uma vez, um morador de rua tirou do bolso os R$ 10 que ele havia ganho da reciclagem e pediu para contribuir com a nossa causa. É emocionante a mobilização – garante Alexandre, que por ser o mais comunicativo do grupo acaba conquistando a confiança dos moradores de rua na primeira abordagem.
Olha que legal!
Grupo de amigos troca baladas nas sextas-feiras pela solidariedade
Iniciativa que começou em Cachoeirinha, há um ano, chegou a Porto Alegre. O Diário Gaúcho acompanhou uma das noites de movimentação
GZH faz parte do The Trust Project