A Defesa Civil de São Joaquim já alerta a população a se precaver quanto aos riscos com um possível acúmulo de neve a partir da tarde desta segunda-feira. Segundo o coordenador do órgão, Alequis Waltrick, os moradores devem ficar atentos para a segurança dos telhados. Uma das orientações é molhar os telhados com mangueiras para evitar a concentração de gelo, que sobrecarrega a estrutura.
– A preocupação é com a população em geral, porque as casas não tem projeto para neve grande, principalmente casas vulneráveis e barracões – afirma Waltrick.
A previsão é que comece a nevar na cidade por volta das 15h desta terça, com chance de se estender até o início da madrugada desta terça-feira.
Os cuidados também se estendem à população mais vulnerável, principalmente de bairros como Nossa Senhora de Fátima, Madre Paulina, Nossa Senhora Aparecida.
A prefeitura mobilizou uma força-tarefa com Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar e Secretaria de Assistência Social. O Jeep Club de São Joaquim, que conta com aproximadamente 50 veículos cadastrados, também se colocou à disposição para ajudar, caso seja necessário. Máquinas da Secretaria de Obras também estão sendo preparadas.
Turistas não devem dormir em carros
Já para os turistas que vieram para São Joaquim e não conseguiram reservar hotéis ou pousadas, a orientação é se proteger bem do frio. Waltrick não recomenda dormir nos carros, por conta do risco de hipotermia. O Samu está de plantão e também vai orientar a população.
Pela cidade, o comércio foi orientado pela Secretaria de Turismo a estender o horário de funcionamento. Pelas ruas centrais da cidade e pela Estrada Caminhos da Neve, que leva a Bom Jardim da Serra, há movimento intenso de veículos.
Com as temperaturas próximas de 0°C a preocupação é com o congelamento de lâminas de água sobre as estradas. Por isso, depois de começar a nevar a recomendação da Defesa Civil e da Polícia Militar Rodoviária é não trafegar de carro pela região.
A partir da noite, a Defesa Civil e a secretaria de Assistência Social ficarão de plantão. A partir da manhã desta terça-feira, começarão a distribuir lenhas à população dos bairros mais carentes.
Leia também: