Adonna Ebrahimi se alonga em seu colchonete de ioga tentando manter a postura da cobra, enquanto duas cabras bebês se equilibram em suas costas. Bem-vindos à "ioga com cabras", a última moda nos Estados Unidos: jovens e idosos fazem fila para participar destas aulas populares que deixam os participantes não só dizendo "namastê", mas também gargalhando.
A nova modalidade é realizada em sítios pelo país com cabras anãs nigerianas - cabras em miniatura da África Ocidental - que vagueiam enquanto os praticantes de ioga fazem suas rotinas de exercícios.
– No início eu tinha um pouco de medo porque não sabia se as cabras iam pular nas minhas costas – diz à AFP Ebrahimi, depois de participar de uma aula nos arredores de Los Angeles.
– Mas depois que você está lá e sente o calor do animal, e você está no pasto, sob o sol, com as árvores e o céu azul em volta, você se sente relaxado e em paz – conta Ebrahimi, de 53 anos.
Leia mais:
Ioga ajuda crianças a desenvolver consciência corporal e autoconhecimento
Terapias complementares como ioga e reiki ganham espaço na medicina
Cerca de 20 pessoas e 15 cabras - 11 filhotes e quatro mães - participaram desta aula ao ar livre.
Enquanto a instrutora Meridith Lana estimulava os participantes a "exalar", "contrair o abdome" e "ficar atento à postura", ouvia-se ao fundo o balido dos animais, que pulavam nas costas dos alunos, comiam seus cabelos e barbas e lambiam seus rostos.
Alguns também responderam o chamado da natureza.
"Não tem preço"
– São adoráveis e amigáveis – diz Lana após a aula. – É verdade que elas comem seu cabelo e deixam "presentes" no seu colchonete, mas é tudo muito divertido. A terapia que você encontra aqui não tem preço.
Danette McReynolds, cuja família é proprietária das cabras, explica que decidiu aceitar a proposta de acolher as aulas para arrecadar dinheiro para sua filha de 16 anos e uma amiga, que planejam expor os animais em um evento em Wisconsin neste verão boreal.
– Nós não sabíamos se as aulas iriam bem, mas decolaram, estamos com todos os lugares ocupados – disse. – As pessoas adoram. Elas abraçam as cabras e relaxam.
Lana assegura que interagir com as cabras é uma experiência similar a brincar com um animal de estimação, atividade que alivia o estresse e faz as pessoas se sentirem melhor, conforme foi demonstrado em estudos clínicos.
– A felicidade que as cabras proporcionam é ótima – disse. – Todos os animais são terapêuticos, mas as cabras têm algo que é simplesmente incrível.
– Você pode estar na postura da criança e de repente você não consegue se levantar porque tem uma cabra nas suas costas. Se tem uma coisa que essas cabras fazem é permitir que você esteja mais consciente – afirma.
Vários de seus alunos disseram que, embora as cabras tivessem se metido no meio de alongamentos e posturas de ioga, elas eram uma distração bem-vinda, que faz com que os participantes riam e queiram voltar depois.
– Foi pura liberação de tensão e frustração – disse Judy Waters, que participou de uma aula com seu marido e vários outros amigos, um dos quais estava comemorando seu aniversário.
– Você não pode ficar de mau humor quando há um monte de cabras bebês em volta de você, trepando por aí e repartindo ternura – afirmou.
Houve, ainda, um bônus: – Eu não pensei no governo em Washington nenhuma vez durante essa hora inteira – riu Waters. – Eu faria isso todas as semanas, se pudesse – completou Waters.