Os 18 metros quadrados deste living podem ter a neutralidade da madeira e do couro, o frescor do rosa com o cimento ou a proposta natural do verde. Com uma base clean de piso de porcelanato e paredes cinzas, a decoração, projetada pela arquiteta Renata Pocztaruk, do escritório ArqExpress, pode ser transformada no estilo de seu morador – ou de tempos em tempos pela mesma pessoa.
– A base neutra proporciona isso. Não é preciso pensar em obras ou gastar demais quando enjoa de um ambiente. A decoração pode ser mudada conforme a linguagem arquitetônica que a pessoa desejar – ensina Renata.
Nesta sala, alguns facilitadores foram escolher tecidos lisos para o sofá de linho (sala e mesa de jantar) e destinar a cor forte para apenas um móvel , como a estante amarela.
Leia mais:
Grupo Matizes Dumont faz nova série de cursos em Porto Alegre
Veja cinco ideias de decoração de baixo custo para um escritório
Das cores ao couro marrom
Na foto acima, o tapete de lã criou um ponto de contraste com os pufes com acabamento de cimento. As almofadas trazem o rosa da moda e as estampas geométricas, também uma tendência. Na primeira foto abaixo, o quadro fica apoiado ao invés de pendurado e as banquetas são mescladas. O rosa dá espaço ao verde nas almofadas. A versão da segunda foto abaixo é para quem gosta de tons marrons, com o couro das banquetas. As almofadas são brancas como o sofá, e o tapete sintético tem um formato orgânico e acolhedor
Dança das cadeiras
Na foto acima, a versão original da mesa de jantar tem as cadeiras esguias com assento e espaldar de couro – que na primeira composição abaixo foram usadas próximas à janela (como são estreitas, permitiram também deslocar a mesinha lateral da Contemporânea, que estava junto ao sofá antes). Na segunda imagem abaixo, as antigas cadeiras do estar assumem as pontas da mesa de jantar
DICAS:
- Para quem prefere não se arriscar na decoração das paredes (quadros, espelhos, etc), a pintura ajuda e preencher o espaço visualmente.
- Uma boa proposta, segundo Renata, é o contraste entre o piso e o tapete: se o piso é claro, use tons mais escuros ou estampas, se for uma madeira forte, dá para apostar numa cor clara.
- Sempre pense na distância entre os móveis, para manter uma circulação eficiente: entre 45cm e 60cm.
- Em espaços pequenos, móveis soltos como mesinhas e pufes ajudam a acomodar mais pessoas. Na foto 3, por exemplo, as peças em couro são bancos, mesas de apoio e apoio para os pés.
- O móvel da lareira baixo ajuda com a circulação, que ficaria dificultada se fosse cômoda ou aparador mais alto.
- Poltronas grandes foram dispensadas também para não criar barreiras de passagem. As cadeiras, mais esguias, ficaram próximas à janela.
- Os pufes ficam totalmente embaixo da mesa quando não estão em uso.