No clima dos saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mensagens de texto tentam ludibriar os trabalhadores. A intenção é fazer a vítima baixar aplicativos que podem infectar o smartphone.
Leia mais
Maioria dos votos nulos cancela uma eleição? É boato
PMs são filmados vandalizando prédio em Brasília? É falso
Leia outros textos da seção Notícia Falsa na Rede
De acordo com a PSafe, empresa em segurança mobile, criminosos estão disseminando via WhatsApp mensagens falsas com um link que supostamente possibilitaria ao usuário conferir se está apto a receber R$ 1.760 do FGTS.
Para fazer a consulta, bastaria o usuário acessar um link e responder três perguntas (“Você trabalhou no período entre 1998 a 2016?”, “Você está registrado atualmente?” e “É maior de 18 anos?”). Em seguida, é encaminhado para se cadastrar em serviços de SMS pago de conteúdo adulto ou baixar apps falsos, com a logo da Caixa Federal, que podem deixar o smartphone vulnerável a outros tipos de crimes.
A Caixa Federal esclarece que não envia e-mail ou mensagens via WhatsApp sobre o saque de valores do FGTS. O banco orienta os trabalhadores a encontrar informações seguras e atualizadas no site do banco, nos perfis oficiais nas redes sociais, e por meio do telefone 0800-726-0207.
Em caso de dúvidas quanto ao saque das contas inativas, a Caixa orienta os trabalhadores a comparecerem a uma das agências com documento de identificação e carteira de trabalho ou outro documento que comprove o término do vínculo trabalhista que deu origem aos depósitos ao FGTS.
Você leu uma informação e ficou em dúvida se é verdade ou mentira? Envie sua sugestão, por WhatsApp, para a seção Notícia Falsa na Rede: (51) 99667-4125