A Escola Estadual de Ensino Fundamental Januário Correa, em Montenegro, no Vale do Caí, está com aulas suspensas desde segunda-feira (29) depois que 30 alunos apresentaram sintomas de rubéola. As aulas devem ser retomadas na quarta-feira (31), conforme a Secretaria Estadual de Educação.
Segundo a Vigilância em Saúde de Montenegro, que investiga os casos como de doença exantemática, possivelmente rubéola, os alunos – a maioria na faixa dos 10 anos – apresentaram manchas e coceira pelo corpo. Os pais foram orientados a manter os filhos afastados da escola, e a Vigilância orientou o colégio a manter os ambientes limpos e arejados. Durante os dois dias em que ficou fechada, a escola passou por processo de higienização.
Leia mais:
Sobe para 10 o número de mortes por gripe A no Rio Grande do Sul
Os perigos de contrair rubéola durante gravidez
Fique atento às "pegadinhas" nos planos de saúde populares
A rubéola é causada por vírus e é altamente contagiosa, infectando principalmente crianças. É transmitida por espirro ou tosse, ou de forma congênita, de mãe para filho, durante a gravidez. Além de manchas pelo corpo, quem tem a doença pode apresentar febre baixa, dor de cabeça, congestão nasal e inflamação nos olhos. A vacina contra a doença está no calendário de vacinação para bebês de um ano e é oferecida nos postos de saúde.